Política

Schroeder inaugura unidade de beneficiamento de pescado

O empreendimento teve o apoio fundamental da Prefeitura de Schroeder, da Amvali que auxiliou no desenvolvimento e aprovação dos projetos executivos para construção do abatedouro de peixes com 344 m² de área, além da Epagri, Cidasc e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina

21/08/2019

Foi inaugurada na sexta-feira (16), a Unidade de Beneficiamento de Pescados “Familien Fish”, empreendimento vinculado à Cooper Schroeder e que tem como sócios Hilário Grossklags, Vilson Grossklags, Edson Grossklags, Romeu Volles e Gilmar Fidêncio. O acontecimento foi concorrido e contou com as presenças do prefeito Osvaldo Jurck e do vice Adriano Kath, do gerente regional da Epagri, Hector Sílvio Haverroth, que representou o governador Carlos Moisés, do gerente de Empreendimentos da Secretaria de Estado da Agricultura, André Ricardo Poletto, do diretor de Cooperativismo e Agronegócios da Secretaria, Athos de Almeida Lopes Filho, do presidente da Cooper Schroeder, Jair Mendonça, da diretora-executiva da Amvali, Juliana Demarchi, da diretora da Cresol Schroeder Darli Bernardi, cooperados e familiares.

A Unidade de Beneficiamento de Pescados está construída no Braço do Sul. O movimento de organização do grupo de empreendedores, chamado inicialmente de “grupo do peixe” iniciou em 2015 e nos dois anos seguintes foram feitos os encaminhamentos dos projetos e licenças necessários à implantação. De 2017 a 2019, o projeto físico foi executado e as licenças necessárias obtidas.

A iniciativa foi realizada por meio do Programa SC Rural, que incentivou a regularização das atividades e fez um aporte financeiro, com contrapartida da Cooper Schroeder no mesmo valor, além de recursos financiados pelo Fundo de Desenvolvimento Rural do Estado de SC. E para a finalização foi necessário a busca de crédito pelos sócios junto à Cresol Schroeder.

O empreendimento teve o apoio fundamental da Prefeitura de Schroeder, da Amvali que auxiliou no desenvolvimento e aprovação dos projetos executivos para construção do abatedouro de peixes com 344 m² de área, além da Epagri, Cidasc e do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

Está localizado na Estrada Braço do Sul 6.385, proximidade do Morro do Agudo, região que concentra a maior produção de peixes do município, estimada em cerca de um milhão de quilos ao ano. Nesse primeiro momento a produção será de filé e posta de tilápia.

Consolidação do projeto contou com diversos apoiadores

Para o presidente da Cooper Schroeder, Jair Mendonça, a inauguração da Unidade de Beneficiamento de Pescados “Familien Fish”, iniciativa de cinco empreendedores que acreditaram no negócio e no potencial do mercado, vem agregar a outros produtos comercializados pelos associados. “Foi um trabalho intenso para regularização e construção, vencido pela persistência e coragem do grupo”, elogiou.

O abatedouro tem inspeção estadual, significando que o filé e posta de tilápia podem ser vendidos em todo o Estado, seja para o comércio, ou para a merenda escolar. O gerente regional da Epagri, Hector Haverroth, disse que o mercado de peixe está em expansão. A Unidade recebeu o aporte inicial de R$ 250 mil a fundo perdido da SC Rural e posteriormente o grupo buscou o Fundo de Desenvolvimento Rural que entrou com o mesmo valor financiado e, para completar, os sócios buscaram a Cresol para concluir os investimentos.

Para o prefeito Osvaldo Jurck, o novo empreendimento é bem-vindo e representa também um incentivo aos produtores de peixes, além de gerar emprego e renda. “Desde o primeiro momento a Prefeitura acreditou, incentivou e apoiou a iniciativa”, disse. A Unidade tem capacidade de produzir até mil quilos de peixe beneficiado ao dia. A proporção, segundo um dos sócios, é de três quilos de peixe in natura para um quilo beneficiado. Na sexta-feira, ao final da cerimônia de inauguração, foi feita visita às instalações do empreendimento.

Por

Notícias relacionadas

x