Educação

Projeto Comdeg na Escola alcança estudantes dos quintos anos da Urbano

A iniciativa visa trabalhar com os alunos dos quintos anos para que tenham empatia e respeito com as pessoas portadoras de deficiências

20/08/2019

O Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência de Guaramirim (Comdeg), em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na sexta-feira (16), na Escola Urbano Teixeira da Fonseca, o projeto Comdeg na Escola. A iniciativa visa trabalhar com os alunos dos quintos anos para que tenham empatia e respeito com as pessoas portadoras de deficiências.

As atividades do Comdeg na Escola iniciaram com a apresentação do grupo de Teatro da Apae e dinâmicas de vivência com cadeira de rodas, chute a gol com os olhos vendados, alfabeto em Libras e atividades adaptáveis. A iniciativa foi a primeira experiência do Conselho. “Os resultados serão analisados e a expectativa é de que seja levado para as demais unidades de ensino de Guaramirim”, informa Lucas Furlan, chefe dos Conselhos Municipais.

Ele explicou que os alunos utilizaram cadeiras de rodas e rampas para perceberem a dificuldade enfrentada, a importância da acessibilidade, vendaram os olhos e tentaram acertar o gol, aprenderam noções de Libras, bem como foram apresentadas atividades usadas na educação de pessoas com deficiência intelectual. Além das dinâmicas, aconteceram palestras com depoimentos, fotos e vídeos sobre direitos da pessoa com deficiências e empatia.

Segundo a diretora da Escola Urbano Teixeira da Fonseca, Márcia Sadzinski Mariga, “percebemos que iniciativas como esta fazem com que os alunos se coloquem no lugar de uma pessoa com deficiência. Com esse entendimento, passam a respeitar mais”.

Por

Notícias relacionadas

x