Geral

Presidente do TJSC fala sobre a modernização da justiça no Estado

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço, participou na noite de segunda-feira (15), da reunião da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, quando apresentou um panorama atualizado do Poder Judiciário de Santa Catarina, com dados sobre produtividade e os investimentos em modernização da justiça…

17/07/2019

O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Rodrigo Collaço, participou na noite de segunda-feira (15), da reunião da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, quando apresentou um panorama atualizado do Poder Judiciário de Santa Catarina, com dados sobre produtividade e os investimentos em modernização da justiça catarinense.

O magistrado mostrou em números que as ações implementadas ao longo da gestão, entre elas o reforço no quadro de pessoal, já mostraram resultados. Para se ter uma ideia, no comparativo entre 2018 e 2019, houve um aumento de 23,5% no número de sentenças (Justiça de primeiro grau) lavradas no período entre janeiro e junho dos dois anos, com aumento da produtividade.

O presidente do TJ também destacou as ações para modernizar e desburocratizar a Justiça de Santa Catarina. Comentou sobre os avanços da tecnologia e a possibilidade do uso dessas ferramentas para o aprimoramento na prestação de serviços.

Com o relato de experiências exitosas no Poder Judiciário, o presidente do TJSC destacou a celeridade empregada ao processo e a redução de custos em geral. Citou, como exemplo, as audiências por videoconferência, nas quais o juiz ouve testemunhas em cidades diferentes. Lembrou também o sistema que identifica em qual fase o processo demora mais tempo e que possibilita tomadas de decisões para resolver esse problema pontual na unidade judiciária.

Citou que a Comarca de Guaramirim tem um dos mais baixos índices de litigiosidade, que é cinco em cada 10 habitantes e em Jaraguá do Sul é 7,1, um pouco mais alta, mas ainda abaixo do índice estadual. Registrou também que Guaramirim pleiteia uma nova Vara e que Jaraguá precisa de mais uma Vara da Família, Infância e Juventude.

Anunciou mais 14 servidores para o Fórum de Jaraguá do Sul, para melhorar os serviços. O prefeito Antídio Lunelli lembrou que a Comarca pleiteia um novo prédio para o Fórum para melhorar a prestação de serviço para o cidadão e para o servidor da justiça.

Por

Notícias relacionadas

x