Meio Ambiente

Pré-Núcleo Vale do Itapocu da Rede Ecovida reunido em Jaraguá

Foto: FJBrugnago

O salão da Igreja Luterana Cristo Redentor, no Jaraguá 99, foi a sede no dia 23 de junho, do 2º Encontro de Produtores do Vale do Itapocu da Rede de Agroecologia Ecovida. O Pré-Núcleo Vale do Itapocu, vinculado ao Núcleo Litoral Catarinense é composto por oito grupos, sendo dois em Jaraguá do Sul – Agroecologia Jaraguá e Agroecologia Garibaldi -, três em Joinville, um em Guaramirim (abrange também Araquari e Massaranduba), um em Camboriú e um em Campo Alegre, envolvendo 46 propriedades, além de duas agroindústrias e dois técnicos.

De acordo com o coordenador do Pré-Núcleo Vale do Itapocu, Alexandre Reichel, que tem propriedade no Rio do Júlio, em Joinville, com produção de cogumelo, mel e ovo caipira, este deve se tornar independente no segundo semestre, desmembrando-se do Núcleo Litoral Catarinense, como já foi deliberado. No Encontro havido no domingo (23) no Jaraguá 99, houve exposição e venda da produção de integrantes do Núcleo voltados à prática orgânica.

Um dos momentos que marcou a abertura foi a entrega do Selo da Ecovida, renovado anualmente. A Rede Ecovida de Agroecologia é pioneira no desenvolvimento da certificação participativa, metodologia de verificação da conformidade, conhecida também como Sistema Participativo de Garantia.

A certificação de conformidade se dá em torno do produto orgânico e a credibilidade é gerada a partir da seriedade conferida a todo o processo, partindo da palavra da família agricultora e se legitimando socialmente, de forma acumulativa, nas distintas instâncias organizativas que a família integra.

Posteriormente a entrega dos certificados aconteceu palestra sobre aposentadoria rural após a reforma previdenciária, Caepf, e-Social e e-Origem, oficinas barreiras, PANCs, oficina de compostagem com crianças, microrganismos, oficina de fibra de bananeira com a Associação Tramas em Fibras e conversa sobre o CSA Brasil.

O café de recepção e de encerramento, assim como o almoço, foi orgânico. Os grupos participantes tiveram a oportunidade de expor e de vender seus produtos voltados à prática da agricultura orgânica.

Produção orgânica e cooperação são à base do trabalho do Núcleo

A Rede Ecovida tem como principal lema a geração de alimentos orgânicos produzidos fora do processo de mecanização do campo, sem uso de insumos industriais e alteração genética de sementes, com objetivo de trabalhar em favor da agroecologia. A Ecovida une diversas organizações e grupos no desenvolvimento de ações para incentivar e fortalecer a agricultura familiar de produtos orgânicos por meio de uma certificação reconhecida pelo Governo Federal.

Ela funciona de maneira descentralizada e está baseada na criação de núcleos regionais, que reúne membros de uma região com características semelhantes, que facilita a troca de informações e a certificação participativa, como a ocorrida no domingo, em Jaraguá do Sul. Com o desmembramento do Núcleo Litoral Catarinense, o Pré-Núcleo Vale do Itapocu se tornará independente até o final de 2019.

Ele surgiu em 2016 e conta com 46 famílias certificadas, duas agroindústrias e dois técnicos atuando. A Rede Ecovida, a qual está vinculada, conta com mais de 4,5 mil famílias e em torno 340 grupos no Sul do País, além de ONGs e organizações de agricultores constituídos. Os produtos são comercializados em feiras livres e outras formas de venda.

O coordenador do Pré-Núcleo, Alexandre Reichel, informou que no Vale do Itapocu, a maior parte dos agricultores agroecológicos se dedica ao plantio e venda de produtos vegetais. Os integrantes da Rede Ecovida desenvolvem experiências concretas de organização social, produção e comercialização de alimentos sem agroquímicos sob o princípio de respeito ao meio ambiente, de solidariedade, cooperação, resgate da cultura local e de valorização das pessoas e da vida.

O Encontro de domingo, apoiado pela Prefeitura, teve a presença do secretário Daniel Peach e do presidente da Câmara, Marcelindo Gruner, que é técnico agrícola e servidor da pasta.

Notas

Abrigo Institucional Gillian Hermann passa por ampliação e reforma - A ampliação e reforma do Abrigo Institucional Gillian Edith Mary Hermann, no Baependi, iniciaram na semana passada e devem ser concluídas em um prazo de até 150 dias. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, a ampliação de 72,88 m² envolve a construção de mais duas salas, que serão destinadas a atendimentos da equipe técnica. Já a reforma contemplará pintura externa do prédio e reparos em geral. O investimento total é de R$ 184.864,60, com recursos próprios. Contando com uma área total de 476 m², da qual 330,23 m² de área construída em dois pisos, o abrigo dispõe de cinco quartos, seis banheiros, cozinha, salas de TV e de jantar, mais ambiente para estudo, além de três salas para a equipe técnica. Com a ampliação, a área construída aumentará para 403,11 m². A capacidade é para atendimento a 15 adolescentes e atualmente 12 vivem no local.

Construção de um novo abrigo infantil está nos planos para 2020 - A Secretaria de Assistência Social e Habitação prevê para 2020, além da reforma do Abrigo Institucional Gillian Hermann, as obras de melhorias no CRAS Jaraguá 84 entre março e abril. O valor máximo previsto é de R$ 240 mil, sendo este recurso obtido junto ao Governo do Estado. A construção de um novo abrigo infantil é outra melhoria esperada para este ano pela secretária Nina Camello. Para isso, um convênio com o Ministério da Cidadania no valor de R$ 1 milhão já está assinado por meio da Caixa Econômica Federal. O recurso foi intermediado pelo deputado Carlos Chiodini junto ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, quando visitou Jaraguá do Sul no ano passado. A nova estrutura substituirá o atual imóvel alugado no centro da cidade, que tem capacidade para atender 20 crianças.

RFCC inicia as atividades do ano - A Rede Feminina de Combate ao Câncer retomou ontem (27) as atividades, já com agendamento dos preventivos de colo do útero e de toque de mama para mulheres residentes em Jaraguá do Sul. Os exames podem ser agendados pelo telefone 3275-0268, ou diretamente na sede da entidade, na Procópio Gomes de Oliveira 801. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. A RFCC atende de segunda a sexta-feira,d as 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

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