Adeus ao Pe. Otto Seidel

Foto: Divulgação

Otto nasceu no dia 12 de março de 1934, em Feliz, RS, filho de Aloysio Victus Seidel e Mathilde Kaspary. Entrou no seminário de Crissiumal em 1946, passando a Corupá no ano seguinte, de 1947 até 1953. Fez o noviciado em Brusque no ano de 1954 e professou os primeiros votos da vida religiosa, também em Brusque, a 2 de fevereiro de 1955. Estudou a Filosofia em Brusque, em 1955 e 1956. Iniciou a Teologia em Taubaté em 1957 e ali permaneceu até meados de 1958 quando foi completar a Teologia em Malpas, Inglaterra, e lá mesmo foi ordenado sacerdote aos 3 de julho de 1960. Passou o segundo semestre de 1960 em Lyon, França. Durante o ano de 1961 exerceu o ministério sacerdotal na Paróquia Nossa Senhora da Candelária, Vila Maria, SP. Em 1962 foi nomeado professor e formador do Seminário SCJ, de Corupá. Em 1967 foi secretário provincial. No ano seguinte, 1968, foi vigário paroquial em Joinville. Em 1969 passou a lecionar no Seminário São José, de Rio Negrinho, no então, 2º grau. Acompanhou a transferência desta instituição para Curitiba, em 1972, e ali permaneceu como professor e formador até fins de 1975, quando passou a ser Pároco de Nova Candelária, RS. Em 1979, partiu para as missões do Maranhão, sendo vigário paroquial da Paróquia Santa Luzia. Em 1981 voltou ao Sul, passando a trabalhar como vigário paroquial em Boa Vista do Buricá, RS. Após dois meses, voltou ao Maranhão, indo para Pindaré-Mirim, como vigário paroquial. Em abril, passou para a Paróquia de Monte Castelo, em São Luís, MA. Em 1983 foi vigário paroquial de Alto Alegre do Pindaré, MA.


Em 1986 dirigiu-se à diocese da Ituiutaba, MG, onde foi vigário paroquial da Paróquia da Catedral. No ano seguinte, 1987, foi Pároco em Centralina, MG. No ano seguinte, 1988, foi Pároco em Gurinhatã, MG. No ano de 1991 assumiu como pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Lavras. Em agosto do mesmo ano foi a Roma, nomeado Arquivista Geral da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Permaneceu no cargo até setembro de 1997, quando regressou ao Brasil e passou a ser vigário paroquial da Paróquia Bom Jesus, na Penha, RJ. Desde 2002 foi Pároco de Nova Candelária, RS. Em 2006 foi vigário paroquial da Paróquia Três Santos Mártires, de Crissiumal, RS. Em 2011 passou a ser vigário paroquial da Paróquia Puríssimo Coração de Maria, em São Bento do Sul. Em 2012 passou a residir na Sede Provincial, em Curitiba, para tratamento de saúde, até 2015 quando, então, veio para o Seminário SCJ, de Corupá. Aqui permaneceu até o dia 7 de abril de 2019, data em que sofreu um AVC, seguido de uma queda, e foi internado no Hospital de São José, de Jaraguá do Sul, até a madrugada de 17 de maio de 2019, quando partiu para a Casa do Pai. Foi sepultado no dia 18 no cemitério do Seminário SCJ. Deixou familiares, entre eles duas irmãs religiosas e dois sobrinhos padres, um deles, o Padre Elói Schons, que recentemente chegou na Paróquia São Sebastião, de Jaraguá do Sul. (Com a colaboração de Giuliano Savio Berti)

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos