Geral

Parceria entre Município e PM implantará o Estudante Cidadão

O projeto tem como metas aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar e diminuir os índices de criminalidade do entorno da unidade escolar

08/08/2019

O Capitão Rafael Marcon, comandante da 1ª Companhia do 12º Batalhão PM de Camboriú, apresentou na terça-feira (6), na Câmara de Vereadores de Guaramirim, para a Secretaria Municipal de Educação e PMs da 2ª Companhia do 14º Batalhão, o projeto Estudante Cidadão, modelo de parceria educacional entre o Município e a Polícia Militar de Santa Catarina.

A experiência exitosa de Camboriú serve de modelo para a implementação da iniciativa em outras cidades catarinenses. O Capitão Marcon fez um panorama da violência antes da execução do projeto e os resultados alcançados. “Em Camboriú, o Estudante Cidadão, iniciou em 2013 e em cerca de um ano os índices de violência reduziram significativamente e, hoje, está entre as melhores cidades para viver em Santa Catarina”, disse.

Para ele, é preciso agir na prevenção para que os resultados sejam alcançados. Atingir preventivamente várias pessoas com o mínimo de efetivo e recursos, demonstrar a organização e capacidade de gerenciamento da Polícia Militar e fazer com que os policiais militares se envolvam em atividades preventivas estão também entre os pressupostos do projeto Estudante Cidadão.

O projeto tem como metas aumentar a autoestima dos estudantes, profissionais e comunidade do entorno da unidade escolar e diminuir os índices de criminalidade do entorno da unidade escolar. As atividades do projeto são desenvolvidas em cada escola num período de cinco meses.

Iniciativa trabalha mudança de referenciais nas crianças

O Estudante Cidadão objetiva trabalhar a fixação de valores positivos, mudança do referencial negativo das crianças, criar identidade e responsabilidade com o ambiente escolar e resgatar a figura do professor como mestre e condutor de ações pedagógicas efetivas. A primeira unidade de ensino de Guaramirim a receber o projeto Estudante Cidadão é a Padre Mathias. “O próximo passo é realizar a apresentação do projeto para os funcionários da escola. Quando todos estiveram ciente das ações, o comandante da PM de Guaramirim, Capitão Edson Jesus da Silva, definirá da data de início”, Segundo a secretária Marja Rebelatto. O projeto também será implantado nos município de São Bento do Sul e Jaraguá do Sul.

Por

Notícias relacionadas

x