Cultura,Eventos

No domingo tem a festa do bandoneon em Massaranduba

Foto: Isandro Fiamoncini

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

Domingo é dia de celebrar o bandoneon, instrumento de foles que conta desde 2009 com uma data comemorativa – 12 de junho – conforme Lei 14.934, de 4 de novembro, sancionada pelo governador Luiz Henrique da Silveira. O Dia Estadual do Bandoneon foi criado para celebrar o instrumento, que tem despertado a cada ano o interesse das novas gerações, apesar da concorrência com as redes sociais.

A 13ª Bandoneonfest que vai acontecer no dia 14 de julho, domingo, na Sociedade Onze União, no Bairro Patrimônio, em Massaranduba, pode testemunhar a presença de muitos jovens dominando essa arte instrumental, junto com tocadores de diferentes gerações, a partir das 9 horas. O público poderá acompanhar tudo – e o dia inteiro – de graça.

Segundo Ademir Pfiffer, que faz parte do grupo organizador, junto com Alcides Manke e Alfonso Rohweder, a previsão é de que haja pelo menos 60 apresentações de palco, com diferentes ritmos que resistem ao tempo e fazem parte do patrimônio artístico musical de Massaranduba e de Santa Catarina.

Todos os anos o evento é bastante concorrido. Músicos que dominam o bandoneon de toda a região vão se apresentar. O público terá o dia todo para ouvir os instrumentistas. No local haverá completo serviço de bar e cozinha, com especialidades da culinária germânica. Terá almoço no buffet a R$ 25,00 e churrasco a R$ 28,00.