Geral

Não faltam opções gratuitas para fazer atividade física em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul oferece gratuitamente equipamentos públicos de promoção da saúde, com opções de exercícios físicos acompanhados ou não por profissionais. Academias da saúde, aulas de dança, tênis de mesa, vôlei, isso sem contar com as escolinhas e projetos voltados às escolas, todos são opções para não deixar o sedentarismo tomar conta da vida.

Os benefícios de praticar atividade física já são conhecidos, mas vale lembrar. “Fortalecimento da musculatura e consequente diminuição de dores físicas, melhora no condicionamento cardiorrespiratório, mais disposição, prevenção de doenças e mais qualidade de vida”, ressalta o professor de educação física da Academia da Saúde do bairro Vieira, Marcelo Arenhardt, que atende há quase quatro anos os mais diversos públicos na academia.

Circuito funcional, cross training, circuito saúde para idosos, estão entre as modalidades oferecidas. 

A evolução do quadro de saúde dos alunos é visível depois de poucas semanas, conta o professor Marcelo (foto). As queixas de dor em articulações diminuem ou zeram; atividades que antes eram difíceis de realizar, como subir escadas ou pedalar, passam a ser fáceis; idosos que não tinham mais firmeza em músculos estabilizadores como os do joelho, passam a caminhar com mais segurança.



Além das atividades de circuito funcional e cross training, a academia do Vieira oferece caminhada a todos os interessados que tenham tempo livre nas segundas e quintas-feiras, das 8 às 8h30.



Confira abaixo algumas opções de atividade física gratuita, oferecidas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul

-Academia da Saúde do bairro Vieira – segunda, terça, quinta e sexta – manhã e tarde – 3371-2962
-Academia da Saúde do bairro Chico de Paulo – segunda, terça, quarta e quinta – manhã e tarde – sexta – só de manhã - 3375-2661 
-Aulas de Lian Gong (técnica oriental) no bairro Tifa Martins – Assoc. Moradores - consultar dias e horários com o educador Nelson Curica – 99983-9129
-Prática de tênis de mesa na Arena – de segunda a sexta – à noite – 3270-4300
-Academias da Saúde ao ar livre, em áreas estratégicas da cidade – qualquer pessoa pode se exercitar nas academias, desde que não haja restrição médica e que não se faça exercício com dor. As academias podem ser utilizadas a qualquer hora do dia ou da noite e estão presentes, por exemplo, ao lado da Câmara de Vereadores, no Parque Municipal de Eventos, na Rua Rinaldo Bogo, na Ilha da Figueira, entre tantos outros pontos. O telefone para mais informações é o 3270-4300.
-Centro Esportivo Unificado (CEU) – Vila Lenzi – há atividades todos os dias, incluindo o período da noite, com aulas de dança, artes marciais, vôlei, patins, entre outras. Telefone 3275-8720
-Centro de Convivência – Parque Municipal de Eventos – ginástica e dança voltadas aos idosos, com acompanhamento de profissional de educação física – 3370-7562
-Pista de atletismo – Tifa Martins – a pista pode ser usada para caminhadas ou corridas pela população em geral. O melhor horário para utilização é das 6 às 8h30 e das 17 às 22 horas. Nos outros horários as equipes de atletismo utilizam a pista. Telefone: 3374-1008
-Atletismo para crianças e adolescentes (9 a 18 anos) – Tifa Martins, pista de atletismo – terças, quintas e sextas. Período da manhã ou da tarde. A escolinha de atletismo é oferecida gratuitamente. Basta comparecer com a criança no local e preencher um cadastro. O telefone para mais informações é 3374-1008.

Fonte: PMJS

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos