Trânsito

Jaraguá do Sul licita serviços para sinalização semafórica

Foto: ISANDRO FIAMONCINI

O Município, por meio da Secretaria de Administração, lançou uma licitação na modalidade de tomada de preços, pelo regime de execução do contrato de empreitada por preço unitário, para contratação de empresa para prestação de serviços de engenharia com fornecimento de materiais e mão de obra para retiradas e instalações de sinalização semafórica em sete cruzamentos.

Os envelopes com a documentação para habilitação e proposta comercial deverão ser entregues e protocolados até as 10h do dia 18 de novembro na Prefeitura, para abertura em seguida. O valor de referência (orçamento) é de R$ 228.327,73. O investimento se refere as alterações viárias em ruas centrais. Os semáforos são os seguintes: Marechal Deodoro/João Piccoli, Marechal Deodoro/Guilherme Weege, Procópio Gomes/Domingos da Nova (cemitério), Getúlio Vargas/Esthéria Lenzi Friedrich, Getúlio Vargas/Emílio Carlos Jourdan (Shopping), Max Wilhelm/Fritz Bartel e Adélia Fischer/Max Wilhelm/Jorge Czerniewicz.

Alterações mais complexas serão feitas no período de férias

Outras mudanças previstas. O acesso à Vila Baependi, para quem vem da Procópio Gomes hoje pode virar à direita (direção da Ponte Olavo Marquardt), ou seguir em frente na direção do Banco do Brasil. Com alteração somente será possível fazer a conversão à direita na Ponte Olavo. O objetivo é eliminar um dos três tempos do semáforo. A Rua Max Wilhelm (da Rádio Jaraguá) vai inverter o sentido. Pela Ponte Olavo Marquardt não haverá mais a conversão à esquerda (direção da Ponte Abdon Batista), mas somente a direita, seguindo na direção leste, passando aos fundos do Fort Atacadista para acessar a Rua Adélia Fischer ao lado do posto (haverá possibilidade de acesso antes e depois do posto). A Adélia Fischer (Morro da AABB) terá somente sentido centro. A pista que hoje vai ao Baependi e Vila Lalau não existirá mais.

Para acessar a Rua Bernardo Dornbusch apenas pela Rua Max Wilhelm passando pela Rua Fritz Bartel, ou antes, ao lado do Fort Atacadista. A Rua Adélia Fischer terá faixas nos sentidos Centro e Czerniewicz. Serão quatro faixas, duas diretamente ao centro e duas ao Czerniewicz, com a variante à esquerda para a Max Wilhelm. A Rua Esthéria Lenzi Friedrich (do Colégio Evangélico), terá o sentido invertido. Passará da Getúlio Vargas à Epitácio Pessoa e a Emílio Carlos Jourdan (do Shopping) terá somente o sentido Epitácio/Getúlio. Com a mudança na Esthéria, haverá aumento de 18 vagas para estacionamento e para 10 motos.

Alterações anunciadas em agosto ainda não tem data para acontecer

As alterações no trânsito haviam sido anunciadas no início de agosto, quando a Diretoria de Trânsito e Transporte da Prefeitura detalhou as mudanças que serão implantadas para eliminar gargalos e dar mais fluidez no trânsito de veículos e pedestres na área central de Jaraguá do Sul. No estudo, foram aproveitados levantamentos feitos pelo Instituto Jourdan e dentro do estabelecido pelo Plano Municipal de Mobilidade Urbana de Jaraguá do Sul.

Entre as mudanças está a inversão de sentido das Ruas Guilherme Weege e João Piccoli, que fazem a ligação entre a Reinoldo Rau e a Marechal Deodoro. O semáforo da saída do Hospital São José será mudado e ficará defronte à Farmácia Catarinense, onde a Rua Guilherme Weege passará para o sentido Reinoldo/Marechal, para facilitar o acesso das ambulâncias.

Em contrapartida, a João Piccoli mudará da Marechal para a Reinoldo. A Domingos da Nova continuará com mão dupla entre a Ferdinando Pradi e a Reinoldo Rau, mas no trajeto entre a Procópio Gomes e a Reinoldo, ficará com mão única em direção a Reinoldo Rau. Quem vier da ponte da Rede Feminina, ou da Procópio Gomes terá a direita livre, com sinal fechando apenas para pedestre.

Com isso, será proibido o acesso à Rua Prefeito Augusto Gerent (fundos do cemitério) pela Domingos da Nova, por ser muito estreita para os dois sentidos. Ela terá sentido único e para acesso a ela somente pela Guilherme Weege à direita ou à esquerda, para acessar a Domingos da Nova ou a Rua Cabo Harry Hadlich. Para acessar a Procópio Gomes, uma das saídas é a Rua Cabo Harry Hadlich (Verdureira da Raquel) ou outras vias alternativas próximas. A Rua Ferdinando Pradi, entre a Domingos da Nova e a Guilherme Weege passa a ser também mão única.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos