Geral

Município entrega reservatório do Rau com dois milhões de litros

Segundo Izidoro, este reservatório representa um aumento na capacidade de reservação de água portável e vai auxiliar significativamente o abastecimento na região do Reservatório R4 (Estrada Nova), ou seja, Água Verde, Rau, Tifa Martins, Chico de Paulo, Tifa Monos, Nereu Ramos, Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo, parte do Estrada Nova e parte do Três Rios do Sul

12/11/2019

Em ato realizado na manhã de sábado, a Prefeitura, por meio do Samae, entregou o reservatório de água potável R6, localizado no Morro do Píccoli, bairro Rau. É um investimento do Plano de Ampliação de Saneamento (PAS). Paralelamente foi entregue a pavimentação da rua que dá acesso. O prefeito Antídio Lunelli e o presidente do Samae, Ademir Izidoro, foram algumas presenças no ato.

Moradores também prestigiaram, mesmo sob a chuva. Segundo Izidoro, este reservatório representa um aumento na capacidade de reservação de água portável e vai auxiliar significativamente o abastecimento na região do Reservatório R4 (Estrada Nova), ou seja, Água Verde, Rau, Tifa Martins, Chico de Paulo, Tifa Monos, Nereu Ramos, Ribeirão Cavalo, Braço do Ribeirão Cavalo, parte do Estrada Nova e parte do Três Rios do Sul. “Com o reservatório R6, dividimos esta grande região, que calculamos ter aproximadamente 40 mil habitantes.

Assim, garantimos a continuidade do sistema de abastecimento de água pelas próximas décadas”, comenta ele, explicando que no Morro do Picolli existe um reservatório de 100 mil litros de água que já dava suporte para aquela região. “Agora, temos um com dois milhões de litros”, finaliza. A construção do reservatório foi com recursos do BNDES, por meio do Ministério da Economia e próprios do Samae.

O R6 foi instalado pela empresa TanksBR, vencedora da licitação aberta no fim de 2018, e possui 17 metros de diâmetros por pouco mais de nove metros de altura. O tanque é de aço vitrificado e oferece vantagens em relação às estruturas de concreto. Foram investidos mais de R$ 3,1 milhões, entre as obras do R6, rede de distribuição e pavimentação da via de acesso até o alto da colina.

Plano de saneamento prevê 26 milhões de litros de reserva

O Plano de Ampliação de Saneamento contempla ainda a instalação de cinco novos reservatórios, aumentando a capacidade de reservação para 26 milhões de litros de água potável. Um destes reservatórios é o novo R3, na Vila Baependi, fundos da KG Motos, onde será demolida uma estrutura de um milhão de litros e erguido um novo reservatório para quatro milhões.

Além disso, oito tanques de 100 mil litros reforçarão o abastecimento de água em quatro regiões do município onde estão sendo construídas as estações de recalque de água tratada (Rio Molha, Ilha da Figueira, São Luís e Chico de Paulo), todos com obras em andamento. “Estamos investindo hoje para garantir o abastecimento de água amanhã”, registrou o presidente do Samae, Ademir Izidoro.

Por

Notícias relacionadas

x