Geral

Mudas para hortas comunitárias têm participação de apenados

A unidade, em formato de estufa, está localizada ao lado do Presídio Regional anexo a um galpão mantido pela Prefeitura para produção de pré-moldados no bairro Jaraguá 84

02/08/2019

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, por meio do Projeto Germinar, concluiu o abrigo para produção de mudas que serão utilizadas nas 26 hortas comunitárias existentes na cidade e também na merenda de escolas e centros municipais de educação infantil da rede municipal de ensino.

A unidade, em formato de estufa, está localizada ao lado do Presídio Regional anexo a um galpão mantido pela Prefeitura para produção de pré-moldados no bairro Jaraguá 84. A exemplo do galpão, o abrigo de mudas também conta com trabalho de apenados por meio de convênio entre Município e Conselho Penitenciário.

Na quarta-feira (31), o prefeito Antídio Aleixo Lunelli conheceu o trabalho ao lado do secretário Daniel Peach, e do presidente da Câmara de Vereadores, Marcelindo Gruner. Do próprio secretário, o prefeito escutou a explicação de que a capacidade do local será de produzir 27 mil mudas por plantio.

A primeira leva já produziu mudas de rúcula, couve-flor, cebolinha, salsinha, alface americano, alface crespo, repolho verde e roxo. “A ideia é tornar o abrigo de mudas ainda mais sustentável com a criação de um minhocário ao lado desta unidade. “As minhocas produzem húmus, matéria essencial para este cultivo e importante para o fortalecimento das mudas”, destacou.

O minhocário terá seis metros de comprimento por um de largura e uma vez concluído irá gerar cerca de 60 kg de húmus por cultivo. Daniel Peach disse que essa medida vai gerar economia que não precisará comprar este tipo de insumo.

Por

Notícias relacionadas

x