Educação

Massaranduba prepara 2º Seminário de Ecoformação para novembro

Foto: Divulgação

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

Sucesso em 2018 quando foi realizado pela primeira vez, o Seminário Internacional de Ecoformação volta a acontecer nos dias 7 e 8 de novembro, voltado aos professores com polinização de escolas criativas. Promover espaços para a socialização de experiências pedagógicas ecoformadoras desenvolvidas na educação básica visando a interação com a comunidade, a valorização do protagonismo de gestores, docentes e estudantes e as transformações nas práticas pedagógicas e nos cenários de aprendizagem, são os objetivos do encontro.

No ano passado, o Seminário reuniu em torno de 300 participantes de diversas cidades, o que possibilitou a troca de conhecimentos com outras realidades educacionais. Contou com a presença ilustre do professor Saturnino de La Torre, da Universidade de Barcelona, considerado o pai da criatividade. Este ano virá outro grande expoente da ecoformação, Juan Miguel González Velasco, da UMSA, La Paz, Bolívia.

De acordo com o secretário de Educação, Cristiano Rodolfo Tironi, o Seminário vem para enriquecer as experiências do Programa de Formação Continuada em Ecoformação, que é desenvolvido em Massaranduba pela Rede Internacional de Escolas Criativas – RIEC em parceria com a Secretaria de Educação, com amplo apoio da administração do prefeito Sésar Tassi.

Para Tironi, o evento vem coroar o belo trabalho que está sendo feito em Massaranduba. O mesmo está alinhado a novas práticas pedagógicas, tendo como pano de fundo a inovação. "Com todas as mudanças presentes na era contemporânea, não podemos mais resolver problemas novos com respostas obsoletas. Fazer mais do mesmo não está dando mais certo. Dessa forma é preciso inovar. E Massaranduba vendo fazendo isso", diz.

Evento será em dois locais e inscrições já estão acontecendo

O 2º Seminário Internacional de Ecoformação vai acontecer na Sociedade Atiradores e na Escola Ministro Pedro Aleixo, com uma ampla programação. No primeiro dia - 7 de novembro - as atividades serão na Sociedade Atiradores a partir das 17h30min, com credenciamento, visita a Mostra de Trabalhos Ecoformadores, seguida da abertura cultural e a palestra inicial com o professor boliviano Juan Miguel Velasco sobre Paradigma transcomplexo e a religação em tempos.

E segue com as professoras Vera Lúcia de Souza e Silva, Marlene Zwierewicz e Vera Lúcia Simão, da RIEC. No segundo dia, no período da manhã, as atividades serão na Escola Pedro Aleixo e à tarde, na Sociedade Atiradores, com palestras, oficinas e mesas-redondas, além da visitação aos trabalhos. As inscrições estão abertas até o dia 14 de outubro por meio do link do sympla - seminário internacional de ecoformação de Massaranduba. Será limitada a 400 inscrições. Segundo o secretário Tironi, a procura tem sido grande, inclusive de outros Estados.