Meio Ambiente

Massaranduba fará ação concreta durante o Dia Mundial da Limpeza

Foto: Divulgação

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

Nos moldes do movimento Ecolimpeza que aconteceu em 2017 e 2018, este ano Massaranduba está cadastrada no maior evento de conscientização ambiental do planeta, o World Cleanup Day, ou Dia Mundial da Limpeza. A ideia surgiu na Estônia, em 2008, com uma ação cívica que foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!”. A ação é uma maneira de chamar a atenção da população sobre a problemática da grande quantidade de resíduos gerada e o seu descarte, causando muitas vezes prejuízos socioambientais irreparáveis. No dia 21 de setembro, entre 8h e o meio dia, a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo e da Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, junto com parceiros, desenvolverão uma ampla ação de limpeza e conscientização.

A comunidade está sendo chamada a participar para fazer a diferença e ajudar a tornar o mundo melhor, a partir de pequenas ações do dia a dia, mais limpo e sustentável. No Dia Mundial da Limpeza, às 8h, será dada a orientação aos participantes e saída a campo a partir da Praça Irineu Manke, para coleta de resíduos na região central, com retorno às 9h45min para separação e destinação adequada de tudo o que foi recolhido. Durante toda a manhã, em frente à Prefeitura, haverá a Feira de Troca de Livros. Às 10h começa a oficina composteira no baldinho, com Marcus Negri, aberta aos interessados. No mesmo horário, mas no Ecoponto, começa a oficina "Vale a pena cuidar", com visita educativa ao local, brincadeiras e contação de histórias. Às 11h inicia a roda de conversa "A comunicação oculta das árvores" com a bióloga, natural coach e presidente da Associação Ambiental Ygua, na Praça. Para participar das atividades estão abertas as inscrições no sítio eletrônico da Prefeitura.

Praça Irineu Manke concentrará boa parte da programação

Segundo a organização local do evento, entre os dias 16 e 20 de setembro, as escolas e centros infantis de Massaranduba foram convidadas a se integrarem à ação de limpeza no entorno dos estabelecimentos. Outra ideia é montar um painel na Praça Irineu Manke, no dia 21, para colagem de desenhos relacionados ao movimento coletivo do dia da limpeza, durante a Feira de Troca de Livros. A recomendação àqueles que participarem da coleta de resíduos é vir com calçados fechados e luvas. Tudo o que for recolhido vai para reciclagem e aterro sanitário, depois de classificado. As bitucas de cigarros serão recolhidas apenas por adultos. Também vão para reciclagem. Existe uma única empresa no Brasil que faz isso.