Geral

Massaranduba - Atenção Básica capacita para aplicação das PICs

Foto: Divulgação

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

A secretaria Municipal de Saúde/Atenção Básica, está desenvolvendo as Práticas Integrativas Complementares (PICs), que são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão. Em alguns casos, podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Os atendimentos começam na Atenção Básica, que é a principal porta de entrada para o SUS e são realizados diante da abordagem profissional ao usuário que será destinado à prática, de acordo com a sua necessidade. Em Massaranduba, a Secretaria de Saúde está iniciando a implantação do PICs com a capacitação dos profissionais que vão realizar as práticas nas unidades de saúde.

A primeira capacitação aconteceu no dia 27 de setembro, em parceria com a Revitacentri com as práticas de dança circular, visão geral das terapias, hidroterapia, meditação - yoga e meditação com a imposição de mãos. A organização está ao encargo da enfermeira Daniela Bogo Böger e da nutricionista Priscila Ribeiro.