Justiça,Trânsito

Marcha do Silêncio chama à reflexão sobre a violência no trânsito

Foto: Divulgação

Enquanto acontecia os preparativos para o segundo desfile da Schützenfest, na Rua Walter Marquardt, no centro da cidade ocorria a lembrança do dia mundial em memória das vítimas de trânsito, que o Movimento Marcha do Silêncio realiza anualmente. A concentração foi aos fundos do Museu Emílio da Silva, de onde o grupo caminhou em completo silêncio, apenas com a cadência de dois tambores, por algumas vias centrais.

O Coral Voz Ativa, do Centro de Convivência da Terceira Idade, apresentou algumas canções. Antes da largada, a coordenadora Sueli Mader fez uma reflexão sobre o motivo da Marcha do Silêncio, mas foi a presença de familiares de Amanda Grabner Zimmermann, morta em fevereiro por acidente de trânsito, em Gaspar, na BR-470, que chamou a atenção.

A tia, Elisabeth Grabner, acompanhada da irmã (mãe de Amanda) e da mãe, participaram do ato em Jaraguá do Sul muito emocionadas. Foram duas jovens mortas naquele acidente que teve ampla repercussão no Estado. O motorista do Jaguar, com placas de Guaramirim, estava embriagado.

Elisabeth fez um depoimento comovente sobre a dor da família e disse acreditar na justiça. "Da nossa Amanda só resta a urna com as cinzas da cremação e a lembrança do sorriso dela; a dor jamais se apagará", disse, acrescentando que a esperança são as crianças de hoje, com mais consciência quando adultas de que álcool e direção não combinam.

A depoente observou que é preciso mudar a legislação e pediu para que ninguém entre nos grupos que informam sobre barreiras policiais (blitzes). "Isso é necessário, pode prevenir acidentes, mortes e até impedir a ação de bandidos".

Criação da cidade do trânsito vai ensinar as crianças como agir

O delegado regional Fabiano Silveira e o comandante do 14º Batalhão PM, Tenente Coronel Reisdorfer, acompanharam a Marcha do Silêncio. Reisdorfer inclusive orientou o trânsito para dar segurança aos caminhantes. O delegado Fabiano comentou sobre um projeto de investir no trânsito focado na criança, que deve ser implantado em Jaraguá do Sul, no próximo ano.

Existe disponibilidade financeira, inclusive. Para ele, a cidade ostenta os primeiros lugares, no Brasil, em relação à segurança, medido pelos casos de homicídios (seis este ano, até domingo), mas tem índices elevados quando a questão é mortes no trânsito.

Até outubro, segundo o Movimento Marcha do Silêncio, foram registradas, na região, 34 mortes, contra 38 no mesmo período do ano anterior e 56 em 2017. As cruzes estavam no jardim da Matriz São Sebastião e foram levadas pelos caminhantes, como sinal de respeito e dor pelas vítimas.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos