Geral,Saúde

Mais uma morte por influenza é confirmada em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Prefeitura de Jaraguá do Sul confirmou nesta terça-feira (13) a quinta morte por influenza (gripe A). Este é 7º caso confirmado da doença em Jaraguá do Sul. A vítima era um homem de 51 anos que estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Jaraguá desde o dia 28 de julho. Segundo informações da Gerência de Vigilância Epidemiológica, o paciente morreu no dia 7 de agosto e o resultado dos exames enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen) foi liberado nesta segunda-feira (12).

A Vigilância Epidemiológica informa que a vítima tinha histórico de doença hepática, mas não tinha registro que havia sido imunizado contra a influenza este ano. Ele começou a apresentar os sintomas a partir do dia 23 de julho.

O primeiro óbito causado por influenza, uma mulher de 48 anos, ocorreu em maio. Em junho, duas outras mulheres, a mãe de 59 anos, e filha, 36, foram outras duas mortes. A quarta morte foi do pai desta mesma família, mas como seus exames não chegaram a ser coletados e enviados ao Lacen seu caso é considerado “vínculo epidemiológico” ou seja, quando a pessoa conviveu com outras afetadas pela doença.


 Diante de mais esta ocorrência, a Secretaria de Saúde reforça a adoção da chamada “etiqueta da tosse” e outras dicas de prevenção:

1) Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos. Essa é a atitude recomendada pelos especialistas para reduzir a circulação do vírus da gripe;

2) Pacientes com sintomas de gripe devem ficar em casa. Essa medida é muito importante, pois diminui a disseminação do vírus entre as pessoas e a ocorrência de infecções respiratórias;

3) Para quem já estiver doente a recomendação é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável;

4) Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, talheres, entre outros utensílios;

5) Manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas;

6) Procure a unidade de saúde mais próxima para iniciar o tratamento adequado logo que apresentar os primeiros sintomas que em geral são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas. O tratamento precoce com medicamentos antivirais (tamiflu) ajuda a evitar a evolução para formas graves. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Observação: o tamiflu não substitui a vacina contra a gripe.

Notas

Formigas atacam árvores recém-plantadas e Kassner volta a cobrar Plano de Arborização

O vereador Anderson Kassner (PP), na sessão desta terça-feira (19), mostrou fotos de pés de Extremosa recentemente plantados na Rua Feliciano Bortolini no bairro Barra do Rio Cerro. Porém ele adverte que o plantio foi realizado sem planejamento e, por conta disso, as árvores foram atacadas por formigas. “Dinheiro jogado fora”, adverte.

Kassner afirma que é preciso que a Prefeitura de Jaraguá do Sul elabore o mais rápido possível o Plano de Arborização para determinar onde, quando e o que pode ser plantado. O vereador também alertou que outras árvores foram atacadas em vários pontos da cidade, como no Parque Tecnológico no bairro Três Rios do Sul onde mais de 40 pés de Manacás sofreram com a ação das formigas.

Kassner ainda reforça que é preciso também contratar uma empresa para cuidar dessas árvores, para que elas não estraguem e o município não tenha que ficar reinvestindo e desperdiçando recursos com o replantio del

Samae implanta ramal de esgoto na Rua José Narloch - O Samae iniciou ontem (18), mais uma obra para de implantação de rede de coleta com o objetivo de cumprir a meta de atingir os 90% de tratamento de esgoto sanitário no município em 2020. A implantação da rede e os ramais que ligam às residências na Rua José Narloch vai acontecer por um período de aproximadamente duas semanas – dependendo das condições climáticas –, num trecho de 800 metros entre as Ruas Afonso Benjamin Barbi e Dorval Marcatto. As intervenções devem ser no horário das 7h30 às 17h, período em que o trânsito fluirá em meia pista. Motoristas poderão utilizar desvios pelas Ruas Francisco Hruschka e Adelina Klein Ehlert. Após a conclusão das obras, a rua será repavimentada pela Prefeitura.

Prefeitura vai adquirir novo lote de estufas à agricultura familiar - A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, por meio do Fundo Municipal de Incentivo ao Desenvolvimento Rural e Agricultura, lançou edital para registro de preços para seleção de propostas à aquisição de conjuntos de abrigos para produção agrícola (estufas) ao longo de 12 meses, destinados para incentivo à agricultura familiar de Jaraguá do Sul. Os envelopes com a documentação e as propostas devem ser entregues até o dia 27 de novembro. O valor máximo do orçamento é R$ 401.950,00. O Município vai adquirir várias unidades de abrigo para produção agrícola, com tamanhos diferentes e sistema de gotejamento para os canteiros, inclusive a cobertura. É o chamado cultivo protegido. Lançado em 2017, o Projeto Cinturão Verde é dividido em etapas. Já foram entregues estufas em 2018 e 2019 de tamanhos variados. Os participantes recebem capacitação, orientação e assistência técnica quanto a questão do plantio, do cultivo e a colheita. E também a organização do grupo de produtores.

Eleitos, Machado e Demarchi vão dirigir o IFSC Centro e Rau - O professor José Roberto Machado foi eleito diretor-geral do Campus Jaraguá do Sul-Centro. O novo diretor teve 419 votos de alunos, 17 votos de técnicos-administrativos e 37 de docentes, conquistando 52,82% dos votos válidos. Em segundo lugar ficou o candidato Élson Quil Cardozo, que somou 121 votos discentes, 24 votos de técnicos e 11 professores, alcançando 29,58% dos votos válidos. Servidores e estudantes participaram da votação realizada na quarta-feira, dia 13 de novembro. No IFSC Campus Rau, o candidato Delcio Luís Demarchi foi eleito o diretor-geral obtendo 57 votos de alunos, 23 votos de técnico-administrativos e 28 de docentes, conquistando 37,01% dos votos válidos. Por uma margem bastante pequena ele ficou à frente do candidato Gerson Ulbricht, que somou 39 votos discentes, 12 votos de técnicos e 26 professores, alcançando 36,90% dos votos. O resultado oficial foi divulgado na página oficial das eleições. A homologação do resultado deverá ocorrer no dia 16 de dezembro. A homologação é dada pelo Conselho Superior do IFSC. O mandato deverá iniciar em abril de 2020

Vereador defende grupo de brigadistas para escolas e creches - A necessidade de mais atenção quanto à segurança nas Escolas e Centros de Educação Infantil, no que se refere à prevenção de incêndios e outras possíveis ocorrências semelhantes, foi levantada na Câmara. Gruner mencionou a possibilidade de organização de um trabalho com medidas preventivas nas unidades educacionais. “Em caso de incêndio em uma escola, que atitudes devem ser tomadas pelos professores? Temos que criar mecanismos para que as pessoas possam ficar seguras”, ponderou, acrescentando que vai encaminhar ao Executivo uma indicação, com minuta de projeto, para criação de grupo de brigadistas para atender escolas com trabalhos de orientação e simulados de ocorrências. “A prevenção é a melhor arma”, alertou. Segundo Gruner o assunto foi debatido durante uma reunião com munícipes, em seu gabinete.

Agenda

Ver todos