Cultura

Maior festival-escola de música da América Latina começa no domingo

Foto: FEMUSC

Jaraguá do Sul - A música clássica vai invadir Santa Catarina a partir do dia 19 de janeiro, domingo. É a 15ª edição do Femusc que está chegando para embalar o mês de janeiro de cerca de 450 alunos de 21 países que, ao lado de renomados professores, apresentarão ao público mais de 150 concertos distribuídos ao longo de duas semanas de programação.

 Conforme o diretor-artístico do evento, Alex Klein, os participantes se dividem entre as aulas e as apresentações em diferentes formações que, em 2020, ganham novidades importantes. A lista conta com as já tradicionais orquestras Sinfônica, de Ópera e Sem Maestro, além da nova Acadêmica Ricardo Feldens, da Sinfônica de Música Popular e de Balé. Também vale destacar o retorno da Banda Sinfônica, as inéditas Big Band, Big Band MPB e Collegium Musicum, assim como a divertida Sinfonietta.

Segundo Klein, a programação já está finalizada, mas, ainda assim, a equipe continua recebendo solicitações de alunos e professores. “Eles querem tocar mais obras, em mais concertos. Se eu argumento que as agendas já estão cheias, eu recebo mensagens de insistência”, comenta.

Ao todo, nesta 15ª edição, o Femusc deve levar aos palcos do Centro Cultural Scar, onde a programação se concentra, mais de 600 obras. Elas passam pelo repertório erudito e popular e incluem, entre outras, a suíte do balé “O Quebra-Nozes”, de Tchaikovsky, apresentada com a Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, e o Concerto para Oboé e Pequena Orquestra, de Richard Strauss, que executado por Klein garantiu ao Brasil, no início dos anos 2000, o único prêmio Grammy de música erudita da história.

Para acompanhar a programação, que segue até 1º de fevereiro, a plateia terá a chance de garantir ingressos gratuitos distribuídos dois dias antes de cada concerto ou, ainda, adquiri-los antecipadamente pela internet com parte das entradas comercializadas entre R$ 30,00 e R$ 50,00. A agenda completa está disponível no www.femusc.com.br.

Notas

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Agenda

Ver todos