Educação

MEC faz avaliação o primeiro ano da Faculdade de Medicina

Foto: Isandro Fiamoncini

Uma equipe formada por três técnicos do Ministério da Educação está desde ontem (23) na cidade, para avaliar o curso de Medicina oferecido no âmbito do Programa Mais Médico, envolvendo a Prefeitura, instituições e a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul. As aulas iniciaram no dia 22 de março de 2018. Os técnicos tiveram encontro com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Faculdade Estácio e com os Hospitais de Jaraguá do Sul, levantando informações importantes para a avaliação do primeiro ano de funcionamento. O curso é voltado à Atenção Básica. De acordo com Fabiane Dallagnolo, da gestão de projetos da Secretaria da Saúde, em razão disso, os acadêmicos começam a atuar nas unidades de saúde já no primeiro ano e no segundo ano passam a acompanhar a rotina dos hospitais.



O MEC observa em torno de 50 critérios, dentre os quais o projeto pedagógico da Faculdade de Medicina Estácio de Jaraguá do Sul, a formação do corpo docente, o funcionamento da Residência Médica (oferecida pelo Município e pelos Hospitais Jaraguá e São José), como também os equipamentos públicos oferecidos à comunidade. O secretário Alceu Gilmar Moretti, da Saúde, acredita que a equipe técnica do MEC sairá de Jaraguá do Sul com avaliação positiva. O curso é de responsabilidade do Município e concedido à Faculdade Estácio. Ele oferece uma entrada anual de 50 acadêmicos e a Estácio pretende ampliar esse número. “Não tenho dúvidas que a saúde da região vai ganhar muito com a Faculdade de Medicina. Os municípios, de modo geral, têm dificuldades para repor médicos nos postos de saúde. Com os profissionais se formando aqui, certamente a disponibilidade de médicos será maior, porque acreditamos que muitos vão optar pela região após a titulação de graduação e, posteriormente, fazer também a Residência Médica em alguma especialidade oferecida”, disse.

Parceria assegura que futuros médicos já atuem nas unidades

A Faculdade Estácio e a Secretaria Municipal de Saúde firmaram em 2017, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) que garante a inserção dos estudantes na rede pública de saúde (postos de saúde, maternidades, hospitais, entre outros). Graças a isso, os alunos que ingressarem no curso da Estácio vão frequentar os postos de saúde e contribuir na assistência à população desde a primeira fase. Eles vão atuar sempre sob a supervisão e haverá evolução gradativa do grau de complexidade das atividades.O curso de medicina tem duração de seis anos com aulas teóricas e de laboratório, além da residência obrigatória. A Faculdade tem sede no Bairro Tifa Monos, às margens da Rodovia BR-280. Já está na segunda turma.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos