Educação

MEC faz avaliação o primeiro ano da Faculdade de Medicina

Foto: Isandro Fiamoncini

Uma equipe formada por três técnicos do Ministério da Educação está desde ontem (23) na cidade, para avaliar o curso de Medicina oferecido no âmbito do Programa Mais Médico, envolvendo a Prefeitura, instituições e a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul. As aulas iniciaram no dia 22 de março de 2018. Os técnicos tiveram encontro com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Faculdade Estácio e com os Hospitais de Jaraguá do Sul, levantando informações importantes para a avaliação do primeiro ano de funcionamento. O curso é voltado à Atenção Básica. De acordo com Fabiane Dallagnolo, da gestão de projetos da Secretaria da Saúde, em razão disso, os acadêmicos começam a atuar nas unidades de saúde já no primeiro ano e no segundo ano passam a acompanhar a rotina dos hospitais.



O MEC observa em torno de 50 critérios, dentre os quais o projeto pedagógico da Faculdade de Medicina Estácio de Jaraguá do Sul, a formação do corpo docente, o funcionamento da Residência Médica (oferecida pelo Município e pelos Hospitais Jaraguá e São José), como também os equipamentos públicos oferecidos à comunidade. O secretário Alceu Gilmar Moretti, da Saúde, acredita que a equipe técnica do MEC sairá de Jaraguá do Sul com avaliação positiva. O curso é de responsabilidade do Município e concedido à Faculdade Estácio. Ele oferece uma entrada anual de 50 acadêmicos e a Estácio pretende ampliar esse número. “Não tenho dúvidas que a saúde da região vai ganhar muito com a Faculdade de Medicina. Os municípios, de modo geral, têm dificuldades para repor médicos nos postos de saúde. Com os profissionais se formando aqui, certamente a disponibilidade de médicos será maior, porque acreditamos que muitos vão optar pela região após a titulação de graduação e, posteriormente, fazer também a Residência Médica em alguma especialidade oferecida”, disse.

Parceria assegura que futuros médicos já atuem nas unidades

A Faculdade Estácio e a Secretaria Municipal de Saúde firmaram em 2017, o Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) que garante a inserção dos estudantes na rede pública de saúde (postos de saúde, maternidades, hospitais, entre outros). Graças a isso, os alunos que ingressarem no curso da Estácio vão frequentar os postos de saúde e contribuir na assistência à população desde a primeira fase. Eles vão atuar sempre sob a supervisão e haverá evolução gradativa do grau de complexidade das atividades.O curso de medicina tem duração de seis anos com aulas teóricas e de laboratório, além da residência obrigatória. A Faculdade tem sede no Bairro Tifa Monos, às margens da Rodovia BR-280. Já está na segunda turma.

Notas

Alunas destaques do concurso CDL na Escola são premiadas - A CDL - Câmara de Dirigentes Lojistas de Jaraguá do Sul entregou kits escolares para alunas e professoras vencedoras da etapa municipal do concurso CDL na Escola 2019. A iniciativa é uma parceria com a FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina), com apoio do Sicoob Cejascred. A aluna vencedora na categoria Redação foi Monize Eger D' Oliveira, do 9º ano da Escola Alberto Bauer, com apoio da professora Salete Miriam Coelho. Já na categoria Desenho, quem ganhou o prêmio foi Júlia Vicentin Pereira, do 4º ano da Escola Anna Töwe Nagel, com apoio da professora Andréia J. Renta. Além da premiação com os kits enviados pela FCDL, as alunas e professoras ganharam tablets doados pelo Sicoob Cejascred.

Centro de Especialidades Odontológicas terá um novo local - Está assegurado o valor de R$ 710 mil para reforço do orçamento do Fundo Municipal de Saúde para atender despesas com a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas, no bairro Vila Lenzi. A iniciativa objetiva ampliar e manter a oferta física da rede de atendimento individual em especialidades odontológicas disponibilizando à comunidade maior acesso aos serviços de saúde. O crédito especial decorre da necessidade de se promover a desapropriação de imóvel para a implantação do Centro de Especialidades Odontológicas. O CEO sairá do Centro Vida, onde está instalado em local acanhado para o tamanho da demanda, para um espaço próprio próximo a unidade básica de saúde da Vila Lenzi.

Jogos Abertos provocam mudanças no calendário escolar 2020 - O vereador e professor Arlindo Rincos manifestou a sua preocupação em relação ao calendário escolar de 2020, em conversa com a secretária da Educação, Ivana Atanásio Dias. Devido à realização dos 60ºs Jogos Abertos de Santa Catarina, as férias do meio do ano foram alteradas para novembro, mês de realização do evento poliesportivo em Jaraguá do Sul. A preocupação, segundo disse, se deve ao cansaço e o desgaste que as crianças vão ter com um período tão longo de aulas. Ele também afirmou que os pais contam com as férias no meio do ano para programar viagens e folgas nas empresas onde trabalham. Segundo o parlamentar, as férias do final do ano também serão prejudicadas, já que o período letivo vai se estender até o dia 23 de dezembro. Devido aos Jasc, as escolas vão servir de alojamento aos atletas que virão de todo o Estado. O vereador sugeriu a antecipação da abertura do ano letivo em uma semana, mas em face da escala de férias dos professores, a sugestão não pode ser acatada.

Jaraguá do Sul Programa Recomeçar dá nova chance a inadimplentes da Habitação - Em votação única, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto de lei que institui o Programa de Novação de Débitos do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, denominado “Recomeçar”, com o objetivo de promover a repactuação dos débitos decorrentes do inadimplemento contratual dos beneficiários, inclusive os judicializados. Segundo a Prefeitura, o Programa Recomeçar propõe uma nova possibilidade para famílias em situação de vulnerabilidade repactuar seus débitos junto ao Fundo, regularizando sua vida financeira por meio de um novo financiamento do saldo devedor em até 300 meses, prazo considerado com base nas diretrizes do Programa Minha Casa Minha Vida. O Programa aplica-se apenas aos beneficiários de financiamento habitacional junto ao Fundo Municipal de Habitação e não implicará em abatimento de juros e multas, sendo uma forma de o município renegociar os débitos junto às famílias de baixa renda, sem que estas sejam penalizadas futuramente com a perda de seus imóveis.

Tintas Weg está na maior roda-gigante da América Latina - Considerada a maior roda-gigante da América Latina, a roda-gigante Rio Star, novo cartão-postal do Rio de Janeiro, está localizada na Zona Portuária do Rio de Janeiro, próximo ao AquaRio e da Praça Mauá. Ela possui 88 metros de altura e expectativa de atrair mais de um milhão de visitantes por ano. Com 54 gôndolas, tem capacidade para acomodar 432 pessoas, levando 15 a 20 minutos para completar a volta. A estrutura de toda a roda-gigante Rio Star, montada pela empresa JLCMT, veio da China com um revestimento rico em zinco e recebeu em sua montagem final o acabamento fornecido pelas tintas Weg.