Geral

Jairo Bosse, de Corupá, assume cargo de presidente da Aconseg

Foto: FJBrugnago

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

O advogado Jairo Bosse, de Corupá, tomou posse na noite de quarta-feira (10) como presidente da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Baixo Vale do Itapocu (Aconseg), em ato realizado no Centro Empresarial e que contou com representantes dos 10 Conselhos Comunitários de Segurança instalados em Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba, Schroeder e Guaramirim.

Participaram também os coordenadores regionais, o delegado titular da 15ª DRP, Fabiano dos Santos Silveira, e o Capitão Antônio Benda da Rocha, do 14º Batalhão de Polícia Militar. Como primeiro ato foi feita a apresentação nominal dos membros da diretoria executiva e das demais diretorias que formam a Aconseg e o solene juramento de trabalhar voluntariamente pelo progresso, harmonia e segurança da comunidade.


Jairo Bosse assumiu no lugar de Karin Krause. O seu vice-presidente é Daniel Campregher, 1º secretário Vanderley Lopes, 2º secretário Cláudio Cheuchuk, 1ª tesoureira Karin Krause e 2º tesoureiro Rudiberto Gaedke. Tomaram posse, também, os membros da diretoria social e de assuntos comunitários, de políticas antidrogas, de ética e disciplina, de comunicação e o conselho fiscal.

Em Jaraguá do Sul existem instalados seis Consegs e nos demais municípios, um cada. O fortalecimento dos Conseg's é uma política do Governo do Estado, e demonstra que a atuação policial nos processos de proteção e segurança do cidadão depende da integração e participação social, confirmando o preceito constitucional de que a “Segurança Pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos.

Jairo recebe presidência de Karin Krause

 

Lideranças exaltam a importância do envolvimento comunitário

Na Aconseg desde a fundação, em 2007, Karin Krause deixou a presidência, mas continua na diretoria executiva. Ela agradeceu o apoio recebido dos colegas, dos Consegs e também da Polícia Civil e da Polícia Militar, que possibilitaram a realização do trabalho em prol da segurança da comunidade.

“A Aconseg é como uma grande família, não podemos olhar apenas para o que está no nosso quintal, temos de olhar a região como um todo. O envolvimento da comunidade faz toda a diferença, buscando juntos a identificação e a resolução dos problemas, envolvendo sempre a Polícia Militar e a Polícia Civil, que são nossos parceiros de todas as horas”, disse.

O delegado regional, Fabiano dos Santos Silveira, há poucas semanas no cargo, elogiou o envolvimento da sociedade e das forças de segurança, fazendo com que seja registrada uma baixa criminalidade comparada com outras regiões. “Não conseguiremos jamais chegar a cem por cento de segurança, mas temos condições de minimizar e uma das formas é envolver a comunidade com as polícias para discutir, planejar, analisar e acompanhar as questões relacionadas à segurança pública”.

O Capitão Antônio Benda da Rocha, da Polícia Militar, disse que a Aconseg é uma entidade formada por pessoas de bem, que pensam além de si, também na comunidade, como uma força de apoio às polícias estadual. A união e a cooperação são essenciais na opinião de Benda, para que com as ações resultem na melhoria da qualidade de vida da população.

O novo presidente da Aconseg, Jairo Bosse, disse que a sua participação em Conselho Comunitário de Segurança ainda é recente, mas que se dedicará ao cargo, buscando a integração dos Consegs e das forças policiais. “Estou honrado pela escolha e prometo muito trabalho nos próximos dois anos, com o apoio de todos, para o bem das nossas comunidades”.