Saúde

Hospital Jaraguá promove roda de conversa sobre amamentação

O encontro faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno e é destinado a mães doadoras de leite materno e de receptores, além de puérperas internadas e médicos

02/08/2019

Os benefícios da amamentação são inúmeros e não estão relacionados apenas aos bebês, mas também à saúde das mães. Para esclarecê-los, ressaltando ainda mais a importância do aleitamento materno, o Hospital e Maternidade Jaraguá promove no dia 7 de agosto, uma roda de conversa, a partir das 14h, no próprio local.

O encontro faz parte da programação da Semana Mundial de Aleitamento Materno e é destinado a mães doadoras de leite materno e de receptores, além de puérperas internadas e médicos. A partir da troca de experiências, o objetivo é mobilizar e conscientizar o maior número de pessoas a respeito do ato de amamentar. Os participantes vão se reunir em frente à capela do HMJ e mais informações podem ser solicitadas à equipe do Banco de Leite Humano da unidade.

Ministério reforça o incentivo à amamentação de crianças até seis meses

O Ministério da Saúde lançou na quarta-feira (31), em Brasília, a campanha anual de incentivo à amamentação. A ação marcou o início da Semana Mundial de Amamentação 2019, que ocorre na primeira semana de agosto, em mais de 170 países. Neste ano, o destaque é para a importância do amparo de toda a rede de apoio (família, amigos, profissionais de saúde, empresários) aos pais, em especial às mulheres que estão amamentando.

Na ocasião, o ministro Luiz Henrique Mandetta anunciou a habilitação de 39 unidades hospitalares como Hospital Amigo da Criança, para qualificar ainda mais a atenção à saúde da gestante e do bebê no país. Das 39 unidades hospitalares anunciadas como Hospital Amigo da Criança, 31 terão a habilitação renovada, representando incremento do incentivo financeiro repassado pelo Governo Federal. As outras oito unidades serão habilitadas pela primeira vez. Com a medida, o Ministério da Saúde irá repassar um total de R$ 2 milhões ao ano para o custeio dessas unidades.

Atualmente, o Brasil possui 317 hospitais Amigos da Criança – o Hospital e Maternidade Jaraguá é um deles – e repassa, anualmente, mais de R$ 9 milhões para a iniciativa, que visa a reorganização das práticas hospitalares, para aumentar as taxas de amamentação na primeira hora de vida e aleitamento exclusivo na alta hospitalar.

Leite materno além de alimentar também protege o bebê

O aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. O Ministério da Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Unicef, cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.

CAMPANHA – Neste ano, a campanha traz o slogan “Amamentação. Incentive a família, alimente a vida”, que reforça o tema anual da Semana Mundial de Amamentação. A mensagem traz o apoio e o incentivo à família que está amamentando, e mostra a importância deste momento para o bebê. A campanha também reforça a importância de amamentar até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses de vida do bebê.

 

Por

Notícias relacionadas

x