Meio Ambiente

GTEA do Norte de SC realiza Seminário de Educação Ambiental

Foto: Isandro Fiamoncini

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

O Centro de Inovação Novale Hub será o local de realização no dia 17 de julho, do 1º Seminário de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06 e 2º Encontro Municipal de Educação Ambiental para professores Epagri, cuja finalidade é para capacitar e integrar os educadores ambientais afim de apresentar reflexões e discussões sobre os conceitos e aplicação da educação ambiental, experiências, desafios e propostas, além de promover a importância da atuação do GTEA RH06 em toda a Região Hidrográfica da Baixada Norte que abrange os municípios das bacias dos Rios Itapocu e Cubatão e Cachoeira.

A preocupação crescente com a problemática socioambiental planetária, faz repensar e agir na utilização de ferramentas para a estagnação e reversão do desastroso cenário global. Desta maneira, o Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06, da Baixada Norte de Santa Catarina, atua para fortalecer todo o processo integrativo ambiental, e tem por objetivo realizar o 1º Seminário de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 06, que surgiu a partir dos desafios encontrados na educação e gestão ambiental nos municípios, a fim de promover articulações intersetoriais e fortalecer a participação social na construção de propostas para a educação ambiental formal e não formal na região Nordeste Catarinense.

A Região Hidrográfica da Baixada Norte (RH06) abrange a área de três importantes bacias hidrográficas do Estado de Santa Catarina, que são as do Rio Itapocu, do Rio Cubatão do Norte e do Rio Cachoeira. Além disso a RH06 abrange bacias contíguas com sistemas de drenagem independentes. Conta com uma área total de aproximadamente 5.216 km² e um perímetro de 574 km, englobando a área, total ou parcial, de 13 municípios catarinenses, sendo eles Joinville, Jaraguá do Sul, Balneário Barra do Sul, São Francisco do Sul, Araquari, Garuva, Itapoá, Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder.