Cultura

Filarmônica Scar e Femusc se apresentam no aniversário

Foto: Divulgação

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

O segundo concerto da temporada 2019 da Orquestra Filarmônica Scar será especial. Concebido como uma grande festa para comemorar o aniversário de Jaraguá do Sul, a apresentação terá participação de duas sopranos convidadas, do Coral e da Escola de Dança da Sociedade Cultura Artística.

Realizado com apoio da Prefeitura e Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer e em parceria com o Femusc – Festival de Música de Santa Catarina, o Concerto de Aniversário terá a estreia no dia do aniversário da cidade, 25 de julho, e uma reapresentação no domingo, 28 de julho, às 20h. Depois dos dois concertos de estreia com ingressos esgotados, a expectativa é lotar novamente o Grande Teatro do Centro Cultural.

O repertório mescla aberturas e árias de ópera, clássicos do teatro musical e música brasileira. “É um concerto ao mesmo tempo festivo e tecnicamente desafiador para a Orquestra, com uma variedade de compositores, como Puccini, Offenbach, Gershwin e Ary Barroso”, comenta o maestro André Dos Santos, coordenador artístico da Scar e professor de ópera no Femusc.

Núcleos de produção se integram e sopranos são convidadas

A integração entre os núcleos de produção da Scar começa a tomar forma nesse Concerto, com a participação do Coral e da Escola de Dança. Além dos artistas locais, duas solistas convidadas, cantoras de destaque no cenário musical brasileiro e internacional, se apresentam pela primeira vez em Jaraguá do Sul: as sopranos Masami Ganev, de Florianópolis, e Anna Beatriz Gomes, de São Paulo.

O Concerto marca também o início de uma série de apresentações da Orquestra Filarmônica e da Orquestra Jovem da Scar em parceria com o Femusc. O objetivo, além da cooperação que já ocorre entre o diretor artístico do Festival, Alex Klein, e o coordenador artístico da Scar, André Dos Santos, é unir forças para que a música chegue a um público cada vez maior.