Educação

Estudante surpreende em feira científica potiguar

O trabalho apresentado pela aluna – e orientado pelo professor de iniciação científica Jean Mary Facchini- que rendeu todas essas premiações foi “A Influência das fases da lua no cultivo de alfaces”, cujo resultado, após o cultivo das mudas, foi de que as fases da lua não influenciam no crescimento do pé e no número de folhas de alface produzidas

08/08/2019

Bruna Leticia Leutprecht, 12 anos, aluna do 7º ano da Escola Municipal Luiz Gonzaga Ayroso, do Bairro Jaraguá 84, voltou da Mostra Internacional Científica e Cultural (Mocicult – de 21 a 26 de julho), no Rio Grande do Norte, com quatro premiações. Na categoria ensino fundamental ela ganhou primeiro lugar em Ciências Agrárias, Rigor Científico, credencial para o Fórum Internacional de Meninos e Meninas na Ciência e credencial para a Mostra Experiência Aberta, que acontecerá no Rio Grande do Sul, em 2020.

Também será em 2020 a participação de Bruna no fórum organizado pela Associação Mundial de Feiras Internacionais (Wifa), com local a definir. “Ou será na França, na Bélgica ou na Tunísia”, explica a aluna, feliz em descobrir um mundo inteiro dentro da Ciência. As despesas com passagem e hospedagem da aluna e do professor à Mocicult foram bancadas pela Secretaria de Educação.

O trabalho apresentado pela aluna – e orientado pelo professor de iniciação científica Jean Mary Facchini- que rendeu todas essas premiações foi “A Influência das fases da lua no cultivo de alfaces”, cujo resultado, após o cultivo das mudas, foi de que as fases da lua não influenciam no crescimento do pé e no número de folhas de alface produzidas. E isso não foi uma decepção para Bruna e Jean. Apenas uma constatação que, inclusive, vai facilitar a vida dos agricultores na hora de semear a alface.

Escola Luiz Gonzaga Ayroso prepara a sua Feira

O próximo compromisso de Bruna Letícia é a Feira da Escola Luiz Gonzaga Ayroso, onde estuda. A mostra acontece no dia 14 de agosto, quarta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 12h30 às 16 horas. É aberta ao público e vai contar com a apresentação de 26 projetos. E entre os dias 9 a 13 de setembro, mais de 400 projetos serão apresentados no Movimento Jaraguá em Ciência. Um deles será o das alfaces de Bruna, que já faz planos junto com o professor para continuar a pesquisa na área de raízes, com a cenoura.

Por

Notícias relacionadas

x