Eventos

Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos reuniu 517 carros e público de 35 mil pessoas

Foto: Divulgação

A 28ª edição do Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos, que ocorreu no Parque Malwee no último fim de semana, superou as expectativas dos organizadores e expositores. Segundo o diretor da Regional Norte Catarinense da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o médico cardiologista Jober Teixeira Bastos, foram 517 inscritos, de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro.

O bom tempo ajudou: nos três dias do evento, aproximadamente 35 mil pessoas compareceram para conferir os carangos, nacionais e importados, e vivenciaram uma volta no tempo.

A iniciativa foi do Veteran Car Club Jaraguá do Sul e do Autos & Clássicos do Vale, com apoio da Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Kayrós Hotel e Parque Malwee.

“Esse é um evento anual máster da FBVA. Normalmente acontece nas capitais, mas conseguimos trazer para cá. A impressão dos participantes foi a melhor possível, com manifestações deixadas inclusive na página do Facebook”, declara Jober. “A maioria não conhecia Jaraguá do Sul e ficou surpresa. Passarem pelo Parque Malwee foi com certeza um diferencial para o evento”, atesta. 

Entre os carrões expostos que fizeram sucesso entre o público, em clima de nostalgia,  marcas como a Ferrari, Porsche, Mustang, Camaro, Thunderbird, Impala, Corvette, Challenger, Charger, Ford e Chevrolet, desde a década de 1930 até os anos de 1970. Dos veículos nacionais, Fusca, Kombi, SP2, Variant, TL, Passat, Gol, Corcel, Maverick, Galaxie, Jeep, Gordini, Aerowillys, Simca, Opala, Chevette, Rural, entre outros.

Rede hoteleira comemora

O organizador Jober Bastos também constata que o evento resultou em movimentação econômica para a rede hoteleira da cidade e o setor de serviços, de maneira geral. Ainda de acordo com ele, a 29ª edição será em Curitiba, de 14 a 16 de novembro de 2020. O gerente comercial do Hotel Itajara, Carlos Rafael, confirma que em torno de 35% dos leitos foi ocupada pelo público do Encontro de Veículos Antigos: “Sabemos que a cidade de Jaraguá do Sul tem forte apelo voltado ao turismo de negócios, que ocupam os hotéis de segunda à sexta-feira. Eventos de lazer, especialmente ocorrendo nos fins de semana e feriados, agregam significativamente na economia local. Vários segmentos são beneficiados, além, é claro, da rede hoteleira”.

Diretoria de Turismo enaltece

O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Nasato, que também é colecionador de carros antigos, destaca a importância de Jaraguá do Sul ter sediado um evento desse porte. “Um evento dessa magnitude tem repercussão nacional e coloca o nome da nossa cidade como um importante realizador de evento desse segmento. O evento trouxe muitos turistas, do Sul do pais e de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, e isso movimentou todo o setor, principalmente o hoteleiro e de gastronomia. À noite todos os expositores foram convidados para prestigiarem a 31ª Schützenfest, assim os eventos se integravam. O resultado foi muito positivo".



 

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos