Eventos

Dia de Cooperar entra na história da Capital do Arroz de S.Catarina

Foto: FJBrugnago

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

O dia estava esplêndido, espetacular. A gelada manhã de sábado (6), mas com o sol radiante, foi ideal para a realização das atividades externas no Dia de Cooperar, iniciativa liderada pela Cooperativa Juriti, com a participação da Cooperbam, Sicoob, Maxicrédito, Viacredi, Escrivania de Paz, Lili Fiori Floricultura, Prefeitura e apoio da Câmara de Vereadores, na primeira ação social de Massaranduba.

Duas mil pessoas, pelo menos, circularam no evento, aproveitando para usufruir ao máximo das opções oferecidas, inclusive gastronômicas, além de orientações, pintura facial, passeios tracionados com cavalos, confecção de carteiras de identidade e de trabalho, corte de cabelo, entre outros, tudo gratuitamente. A aprovação foi total.

Um detalhe também chamou a atenção: a organização. Foram meses de preparação. No entanto, a atração foi o casamento comunitário civil, em área aberta, com a montagem de um belo cenário na Praça Irineu Manke, tendo como fundo a fonte que conferia um clima de emoção à cerimônia conduzida pelo juiz de paz Roland Loppnow, com a participação da equipe da Escrivania de Paz, liderada pela Dona Ivete Gehrke.

Os casais, embora a maioria convivendo há anos, não escondiam a emoção de oficializar a união, com seus melhores trajes e acompanhados das testemunhas e familiares. Ao dizerem “sim” os casais eram acompanhados da assinatura dos documentos, da chuva de arroz, do tradicional brinde com espumante e, claro, o bolo e o beijo.

Dos 42 casamentos previstos, 38 efetivamente foram realizados na data. Cada momento era marcado por aplausos e pelo acompanhamento de centenas de pessoas. Leila Estrowispi, gestora social e de recursos humanos da Cooperativa Juriti, coordenadora do Dia de Cooperar, não escondia a satisfação pelo fato de o evento ter dado certo e a comunidade ter dado a resposta participando da ação social.

“Estou muito feliz, o dia estava excelente. O envolvimento da equipe da Juriti com apoio do Conselho de Administração e dos parceiros foi fundamental para o sucesso”, disse.