Sem categoria

Defesa Civil confirma a localização do radar meteorológico no Boa Vista

A verificação dos técnicos confirmou o Morro Boa Vista, junto as antenas, com 100% de leitura das chuvas de baixa pressão, que geralmente são bastante volumosas

07/12/2019

O coordenador regional da Defesa Civil, Sargento Osvaldo Gonçalves, explicou em coletiva na Prefeitura durante encontro com o prefeito Antídio Lunelli e o diretor da Defesa Civil local, Hideraldo Colle, acerca do funcionamento do radar meteorológico Banda X adquirido pelo Estado pelo valor de R$ 3,7 milhões, com objetivo de melhorar a cobertura da região num raio circular de 100 quilômetros, com capacidade para detectar água, gelo, granizo e até neve.

A região Norte do Estado apresenta microclimas face as características do seu relevo. Na quinta-feira (28) técnicos estiveram no Morro Boa Vista para definir o local exato da instalação do radar meteorológico, nas proximidades da pista de voo livre, mas não vai prejudicar as atividades por ser um equipamento pouco volumoso. O funcionamento deve acontecer a partir de março de 2020.

O Morro Boa Vista foi o melhor local verificado para instalação do quarto radar meteorológico de Santa Catarina. Os demais estão em Araranguá, Lontras e Chapecó. A região é frequentemente afetada por inundações, enxurradas, alagamentos e deslizamentos. Muitos desses eventos climáticos são causados pela circulação marítima que traz nuvens baixas, mas carregadas de água e umidade em direção ao continente, com relevo bastante acidentado.

Segundo Gonçalves, o Radar do Norte proporcionará um monitoramento mais preciso das precipitações pluviométricas, auxiliando na emissão de alertas de deslizamentos e inundações, além de tempestades de granizo e ventos fortes que provocam destruição e outros danos. “A verificação dos técnicos confirmou o Morro Boa Vista, junto as antenas, com 100% de leitura das chuvas de baixa pressão, que geralmente são bastante volumosas”, comentou.

Por

Notícias relacionadas

x