Educação,Eventos

VÍDEO: Começa a 4ª maior feira de iniciação científica do País

Foto: Isandro Fiamoncini

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

A Arena Jaraguá, palco de grandes eventos esportivos e econômicos recebe desde ontem o 2º Movimento Jaraguá em Ciência que congrega a 4ª Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic) com Feiras municipais de Ciências e Tecnologia e a de Matemática. Para esta edição foram inscritos 410 trabalhos de alunos e professores de 17 estados brasileiros e da Colômbia e Paraguai. Ontem, alunos e professores montaram seus estandes para apreciação dos avaliadores e do público a partir desta terça-feira (10). A abertura oficial do Movimento Jaraguá em Ciência ocorreu na segunda-feira (09), no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos.

Este ano, o evento ocorre em dois locais: o principal é na Arena Jaraguá onde ocorre a maior parte da programação como conferências e exposição dos trabalhos. Já no Parque de Eventos além da abertura oficial, ocorrem uma parte do ciclo de palestras, noite cultural e cerimônia de encerramento e premiação. São 112 feiras em nível de Brasil, e Jaraguá hoje já é considerada a quarta maior do País em termos de iniciação científica, segundo o diretor da Secretaria de Educação, Antônio de Souza.

Samae no Movimento Jaraguá em Ciência

O Samae está presente no Movimento Jaraguá em Ciências, que começou na segunda-feira (9) e que congrega a 4ª Feira Brasileira e Iniciação Científica (Febic) e as Feiras de Ciências e Tecnologia e de Matemática. A autarquia ocupará dois espaços, sendo que num deles fará a divulgação do Samae Móvel e do Programa de Saneamento Rural, com a distribuição de materiais informativos. No outro, ficam expostos trabalhos feitos pelos estudantes que participam do Programa Educacional de Valorização da Água (Proeva), como maquetes e terrários, que servem para conscientizar sobre a importância da mata ciliar. O Movimento Jaraguá em Ciência encerra dia 13 de setembro, reunindo instituições de ensino de 17 Estados brasileiros e representantes da Colômbia e Paraguai. O acontecimento acontecerá na Arena e, simultaneamente, no Parque Municipal de Eventos.