Meio Ambiente,Saúde

Coleta de esgoto sanitário no Jaraguá 99 e 84 segue cronograma

Foto: Divulgação

Continuam as obras de implantação da rede coletora de esgoto sanitário nos bairros Jaraguá 99 e Jaraguá 84, mas por determinação do Samae, a empresa contratada priorizou a implantação da rede na Rua Bertha Weege, numa extensão de 2,3 quilômetros. Até o momento, 55% do total de 21 quilômetros de redes coletoras já foram implantados.

O Samae está investindo mais de R$ 9,8 milhões na implantação desta rede coletora, contemplando uma população de 10.105 habitantes. Os recursos são provenientes do Programa Avançar Cidades - Saneamento, repassados por meio do BNDES, e contrapartida da autarquia municipal.

Para o presidente do Samae, Ademir Izidoro, esta obra representará um avanço importante para a busca da universalização do serviço de coleta, afastamento e tratamento de esgoto sanitário em Jaraguá do Sul. Atualmente os esgotos dos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99 são tratados por tanques sépticos e filtros anaeróbios, porém de forma ineficaz.

O sistema de coleta será do tipo por gravidade, composto por 21.348 metros de rede coletora em PVC e cinco estações de bombeamento de esgoto, para afastamento até a estação de tratamento de esgoto do bairro São Luis, que já está dimensionada para receber os efluentes advindos dos bairros Jaraguá 84 e Jaraguá 99, com capacidade de 132 litros/segundo, tecnologia de reatores anaeróbios seguidos por lodos ativados por batelada.

Trinta e quatro ruas são abrangidas nessa etapa de implantação

Trinta e quatro ruas serão abrangidas por este projeto. São elas: Adolfo Birr, Adolpho Stenger, Alfredo Biehr, Almiro José Satler, Alvim Butendorff, Belém, Bertha Weege, Betel, Bruno Schuster, Pioneiro Carlos Horongoso Júnior, Dom Helder Câmara, Elsa Trapp Meier, Emilio Kanis, Emilio Otto Augusto Oldenburg, Emilio Ueker, Ernestine Glau Krueger, Ewaldo Meier, Henrique Butzke, João Maass, José Lescowicz, Leopoldo Augusto Winkler.

E, ainda, as Ruas Marfim, Maria Waldrich Vitkowski, Oscar Schneider, Papa João XXIII, Pastor Harold Willians, Silvino Leskowicz, Umberto Renato Rubini, Vidal José Maestri, Willhelm Krueger, Ellisa Volkmann Maass, Irmã Dulce, Travessa José Maestri e Servidão Oscar Schneider.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos