Eventos,Geral

Centro de Convivência completa 20 anos com festa e alegria

Foto: Isandro Fiamoncini

Carla Nunes

Carla Nunes é jornalista, cronista e editora do JDV Digital. 

A Secretaria de Assistência Social e Habitação comemorou na tarde de ontem, quinta-feira (6), o aniversário de 20 anos do Centro de Convivência Arnoldo Leonardo Schmitt. A solenidade foi marcada por homenagens aos idealizadores do Centro de Convivência e à equipe que trabalha no local atualmente, além de apresentações culturais de música, coral e dança, exibição de um vídeo sobre as atividades do Centro de Convivência e abertura de uma exposição retratando suas duas décadas de existência. A secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, visivelmente emocionada, agradeceu o apoio pela disposição em levar o projeto adiante. “Quero agradecer a todos que fazem parte deste trabalho, autoridades, colaboradores e funcionários, pois eu sei o quanto cada um dá o máximo de si para fazer com que as coisas aconteçam”, considerou.

Durante a cerimônia de abertura, o vice-prefeito de Jaraguá do Sul, Udo Wagner, enalteceu a figura dos ex-prefeitos Geraldo Werninghaus e Irineu Pasold. “Quero lembrar aqui da figura dos ex-prefeitos Geraldo Werninghaus e Irineu Pasold pelo excelente trabalho que desenvolveram porque nós temos a mania de esquecer o passado e quem não honra o passado não pode festejar o futuro”, argumentou. Wagner reforçou ainda a importância de valorizar os idosos. “Nós temos que honrar nossos idosos, as famílias que fundaram nosso município, a todos que nos antecederam”, ressaltou.

Atualmente mais de 50 atividades são desenvolvidas por ano no Centro de Convivência, envolvendo iniciativas específicas voltadas às mulheres – por meio do Espaço Mulher –, aos idosos, aos grupos de terceira idade e aos clubes de mães.

Inaugurado em 18 de maio de 1999, o espaço foi criado inicialmente como Centro de Convivência da Terceira Idade e instalado no pavilhão C do Parque Municipal de Eventos. Recebeu o atual nome ao ter suas instalações transferidas em 2008 para prédio localizado na Rua Marina Frutuoso, no Centro. Lá funcionou até agosto de 2015, quando retornou para a antiga sede, porém revitalizada, ganhando a companhia do Programa Espaço Mulher.