Política

Cenário econômico de Guaramirim é positivo avalia secretário

Foto: Divulgação

Com localização estratégica, a cidade é reconhecida por ser polo do setor têxtil, químico, metalúrgico e logístico, gerando empregos e fortalecendo a economia regional. Próxima de portos, aeroportos e das capitais catarinense e paranaense, Guaramirim tem sido procurado para instalação de empresas de todos os portes e ou ampliação da rede de marcas conhecidas do mercado consumidor.

A legislação municipal facilitadora incentiva o investimento em seu loteamento industrial. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Ademir da Silva, o município tem legislação que trata do incentivo em 50% do valor do imóvel para lance inicial em processo de tomada de preço. “Nesta legislação é subsidiado em 50% do valor avaliado dos terrenos para a aquisição”, explica. Também há o incentivo de ampliação para as empresas já instaladas na área industrial.

Ele comenta ainda que com as empresas já instaladas no loteamento a expectativa para 2020 é a geração de 250 novas vagas. Nos últimos três anos houve aumento de 889 empresas jurídicas e 67 físicas. “Um total de 2.600 empresas ativas no município que geraram centenas de novas vagas de emprego. Entre as admissões e demissões, a cidade é superavitária”, registra. Segundo Rodrigo existe a previsão de novos empreendimentos. Três loteamentos industriais privados estão angariando investidores para estes locais. “Temos também a instalação de um grande atacadista, tratativas para a vinda de empresa no ramo alimentício, supermercadista, metalmecânico e, temos ainda, as nossas empresas ampliando seus negócios”, elencou.

Para manter, aumentar o número de empresas e gerar emprego e renda para a população, a Prefeitura trabalha na tramitação mais rápida nos setores de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Administração e Finanças, Meio Ambiente, agilização de liberação de alvarás, abertura de empresas e liberação de guias. Rodrigo afirma que para abrir uma empresa em Guaramirim, com toda a documentação correta, leva no máximo 15 dias, o que é um recorde em toda a região.

“Mesmo com todo o cenário favorável, aguardamos o aquecimento da economia para que as empresas contratem ainda mais. Tem uma empresa espanhola que está adquirindo uma já existente na cidade e, com esta negociação confirmada, a expectativa é a geração de mais 250 empregos”, finaliza.

Notas

Estudantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte

A partir desta quinta-feira (16/1), os estudantes de cursos do ensino superior ou nível médio profissionalizantes de Massaranduba já podem se inscrever no programa Bolsa Transporte para o primeiro semestre de 2020, que prevê o auxílio de até 100% no transporte escolar. O prazo para a inscrição é até 16 de fevereiro para bolsas de 100% ou 75% e até 31 de maio para 50%.

Para ter acesso ao programa é preciso fazer a inscrição através do site http://sistema.portalave.com.br/universitário, através do simulador de cálculos e envio de documentos (conforme edital disponível no site do município

Dico e Celestino dividirão presidência da Câmara este ano

Jaraguá do Sul - Desde o dia 1º de janeiro, Isair Moser, o Dico, do PSDB, é o presidente da Câmara de Vereadores. Ele recebeu nove votos contra dois para Ademar Winter, que votou em si e recebeu também de Rogério Jung, do MDB. O vice-presidente é Eugênio José Juraszek (PP), 1º secretário Celestino Klinkoski (PP) e 2º secretário Ronaldo Magal de Souza (PSD).

A eleição de Moser seguiu acordo firmado em 2016, após a eleição municipal. Em 2017 o presidente foi Pedro Garcia, em 2018 Anderson Kassner e no ano passado, Marcelindo Carlos Gruner, que se despediu no dia 31 de dezembro.

Estrutura da Secretaria de Educação muda de endereço-A Secretaria de Educação de Guaramirim está agora atendendo junto à Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, localizado na Rua Irineu Vilela Veiga, 222, Centro. O telefone de contato é 3373-3397. A mudança ocorreu pelo fato de que em 2020 inicia a construção da nova estrutura da Escola Municipal de Educação Fundamental Dorvalino Felipe e, neste período, os alunos serão realocados para estudar no prédio da Secretaria de Educação, na Rua 28 de Agosto. A decisão de levar a Educação para atender no mesmo local do Desenvolvimento Social é para otimizar o espaço e economizar com aluguel. Com isso, a Defesa Civil e os Bombeiros Militares, que antes utilizavam salas na Secretaria de Desenvolvimento Social passaram a atender junto à Fundação Cultural.

Colaboradores da Lunelli aderem ao aplicativo Waze-A sustentabilidade é recorrente em todos os setores que envolvem a cadeia produtiva, e também a gestão do Grupo Lunelli, empresa que acaba de se tornar uma parceira do Waze Carpool, o aplicativo de caronas do Waze. A partir de agora, os colaboradores das duas unidades de Guaramirim podem utilizar o aplicativo Waze Carpool, solicitando ou oferecendo carona para os colegas de trabalho, por meio de grupos formados exclusivamente por usuários que sejam trabalhadores da empresa. A iniciativa é uma forma de transformar o trânsito de forma inteligente e sustentável, aproximando colegas de trabalho e gerando economia para motorista e passageiro. Com a novidade, a empresa já acumulou mais de 3,5 mil quilômetros em viagens até o trabalho, deixando de emitir 13,132Kg de CO2 (dióxido de carbono), substância que gera poluição no ar.

Marja Rebelatto assumirá Colegiado de Educação em 2020 - O Colegiado de Educação da Amvali, coordenador pelo secretário Cristiano Rodolfo Tironi realizou no dia 10 de dezembro o último encontro do ano, na Escola Ministro Pedro Aleixo, em Massaranduba. O grupo avaliou as principais ações realizadas no ano e os planos para 2020. Também foi realizado a escolha da nova gestão do Colegiado, onde a secretária de Educação de Guaramirim, Marja Prüsse Rebelato, assumirá como coordenadora, a secretária de Educação e Cultura de Corupá Rosane Martini Berti como vice coordenadora. O secretário de Educação de Schroeder, Eberton Vargas Trentin, será o secretário do Colegiado.

Agenda

Ver todos