Geral

Brigadas e agentes de segurança industrial participam de Encontro

Foto: Divulgação

Flávio José Brugnago

Flávio José Brugnago é Editor chefe do JDV e na bagagem carrega mais de 40 anos de profissão. 

O Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul realizou no sábado (5) o 1º Encontro de Brigadistas, com programação que reuniu palestras e oficinas, durante todo o dia. A finalidade foi disseminar informações e integrar profissionais que atuam na área de emergência no Vale do Itapocu.

O coordenador do Núcleo, Arduino Martins, conduziu o Encontro no Cejas, que teve inicialmente a apresentação dos parceiros e em seguida, a apresentação dos atendimentos de incêndios nos últimos cinco anos pelo comandante do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, e abordagem da legislação contra incêndios e suas atualizações, pelo Coronel Paulo Chaves, do Corpo de Bombeiros Militar de São Paulo.

A programação tratou sobre atendimentos a primeiros socorros, princípios de incêndio, combate a sinistros com fogo e atendimento em ocorrências com produtos perigosos, demonstrações de equipamentos de prevenção, resgate em altura, resgate em espaço confinado e atendimento em desastres naturais.

Vários simulados foram realizados, inclusive de evacuação de ambiente, destacando a importância da prevenção e da preparação dos agentes para as diversas situações. Segundo o Coronel Paulo Chaves, de São Paulo, a cultura prevencionista no Brasil está há décadas atrasada.

Começou a mudar a partir da tragédia na Boate Kiss, em Santa Maria-RS, mas ainda está muito longe do mínimo ideal. O 1º Encontro de Brigadistas contou com a participação dos Bombeiros Voluntários, Defesa Civil, GERAR e empresas que atuam na área. O coordenador Arduino Martins considerou positiva a participação. "Foi o primeiro encontro e queremos repetir no próximo ano, inclusive com mais divulgação e envolvimento dos profissionais e interessados nessa área".