Geral

Avança proposta de criação de Centro de Educação Científica e Ambiental

A estrutura será ofertada ao público regional, para realização de programas pedagógicos das instituições educacionais do Vale do Itapocu que perpassam as questões educacionais regulares

16/10/2019

Por

O Município está buscando junto ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados, recursos para implantar o projeto do Centro de Educação Científica e Ambiental em Schroeder – Cicas. A ideia é utilizar o patrimônio da Escola Professora Leonete Bauer Walz, no Bracinho, atualmente desativada, para implantar um planetário com observatório noturno e o jardim sensorial com a abertura de uma trilha, nos fundos do terreno, destinado para estudos do bioma da mata atlântica.

A estrutura será ofertada ao público regional, para realização de programas pedagógicos das instituições educacionais do Vale do Itapocu que perpassam as questões educacionais regulares. Na proposta está implícita que o projeto quer contribuir efetivamente com a educação ambiental, astrofísica e robótica nas atividades de ensino, incluindo noções de cidadania, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental, por meio da observação e experimentação.

O Fundo de Reconstituição de Bens Lesados é do Ministério Público de SC. O valor solicitado é de R$ 457,8 mil, já foi analisado, tendo perspectivas otimistas de que o pedido seja atendido. O Centro de Educação Científica e Ambiental em Schroeder terá caráter regional para atender tanto estudantes quanto professores e pesquisadores, abrangendo uma população superior a 303 mil habitantes.

Não existe nada similar no Norte do Estado. A Escola Leonete Walz fica a 1,2 km da Usina do Bracinho e da APA “Arroio Macaco”, esta recentemente criada no município. Os recursos pleiteados destinam-se a compra de um domus planetário e equipamentos complementares como telescópio, projetor e softwares, com a estrutura abrigada nas instalações da escola rural.

Planetário será utilizado para estudos e pesquisas de professores e alunos

De acordo com Tânia Dantas, gestora da Defesa Civil e defensora da iniciativa, a ideia de implantar o planetário vem sendo gestada há mais de dois anos. A Prefeitura de Schroeder ofertará como contrapartida o patrimônio da Escola Leonete Walz, com excelente localização para o objetivo da proposta voltada à astrofísica, sustentabilidade ambiental, preservação e afins, focada nas ações didático-pedagógica. O ensino-aprendizagem de astronomia, robótica e educação ambiental formam o tripé das ações do Centro, em ambientes não formais, para formação de professores e estágios das instituições acadêmicas da região do Vale do Itapocu, além de espaço de aprendizagem para os demais estudantes.

O que se busca, agora, é a viabilização financeira. O Município de Schroeder busca os recursos junto ao Fundo de Reconstituição de Bens Lesados, do MPSC, que solicitou ajustes no projeto e mais recentemente, confirma que o projeto encontra-se em análise e solicitando a mudança do cronograma orçamentário/financeiro de desembolso do concedente. O projeto ainda não está aprovado, mas a solicitação do ajuste, para contemplação do desembolso entre fevereiro e novembro de 2020 traz perspectivas animadoras de que o Centro de Educação Científica e Ambiental em Schroeder – Cicas, se torne realidade.

Notícias relacionadas

x