Trânsito

Ato de prevenção com motociclistas terá nova data na praça

Até o final de junho, segundo dados do Detran-SC, haviam emplacados 120.344 veículos automotores de todas as categorias na cidade, sendo 23.350 motocicletas e motonetas

01/08/2019

Por

Sancionada no dia 1º de março pelo prefeito Antídio Lunelli, a Lei 7.853/2019 criou a Semana Municipal de Prevenção com Motociclistas, que será realizada no período que inclui o dia 27 do mês de julho. Segundo a legislação, durante a Semana poderão ser realizadas campanhas de informação e educação dos cidadãos com o objetivo de se encontrar medidas concretas para proteção e segurança dos motociclistas.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, com apoio da Polícia Militar e Polícia Civil e participação do Comitê Trânsito + Seguro, tinha planejado para sábado (27) um ato defronte ao Museu Municipal, que acabou adiado devido ao mau tempo. Uma nova data será marcada, segundo o diretor de Comunicação da Prefeitura, Giovani Mazzini Oleiro.

Uma cartilha foi impressa e traz dicas de segurança para ser um motorista, ciclista, motociclista ou pedestre consciente. Todos os anos, milhares de pessoas morrem ou ficam incapacitadas em decorrência de acidentes de trânsito. Na maioria dos casos, alguns cuidados simples são suficientes para prevenir e ou minimizar os acidentes e suas consequência.

Tendo como mote “Não entregue sua vida de bandeja”, a cartilha orienta como o pedestre e o ciclista devem se comportar no trânsito, como também o motociclista e o motorista. Dá dicas, também, sobre o transporte coletivo, a criança e o trânsito, o trânsito a caminho da escola e o transporte escolar.

Cidade tem mais de 23 mil motocicletas e motonetas

Quanto aos motociclistas, objeto da Semana Municipal de Prevenção, a orientação da cartilha está relacionada à revisão periódica e calibragem dos pneus, uso do capacete e demais equipamentos de segurança, uso contínuo do farol aceso, evitar pilotar entre carros, caminhões e ônibus, reduzir a velocidade nos cruzamentos, entre outras dicas.

Em Jaraguá do Sul, o índice de acidentes envolvendo motociclistas é elevado. Até o final de junho, segundo dados do Detran-SC, haviam emplacados 120.344 veículos automotores de todas as categorias na cidade, sendo 23.350 motocicletas e motonetas.Isso dá uma média de oito motos para cada grupo de 10 pessoas, considerando a população de 174.158 (estimativa de julho 2018).

Brasil tem uma moto para cada oito habitantes, revela Abraciclo

Segundo levantamento do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) analisado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), no primeiro semestre de 2019 foram emplacadas 530.034 motocicletas, correspondendo a um crescimento de 16% ante o mesmo período de 2018 (456.729 unidades).

A proporção no Brasil é de uma motocicleta para cada oito habitantes. Na comparação com o mesmo período de 2018 o crescimento foi de 8,4%. São mais 27 milhões de motocicletas que rodam o país. O total de homens habilitados é de 24 milhões 200 mil e o de mulheres é de mais de 7 milhões 200 mil. Motociclistas acima de 50 anos correspondem a cerca de 30% dos habilitados.

LAZER – A motocicleta é utilizada como meio de locomoção por 92% de seus usuários no País. Simultaneamente a isso, é utilizada para o lazer por 67% e para o trabalho e geração de renda por 3% deles, considerando-se o múltiplo uso do veículo pelo mesmo condutor.

Perfil do motociclista

Atualmente, 31.944.502 pessoas possuem habilitações da categoria A no País, que permite ao cidadão pilotar veículos motorizados de duas ou três rodas, conforme levantamento publicado pelo Anuário da Indústria Brasileira de Duas Rodas 2019. Entre os habilitados, 77,3% são homens e 22,7%, mulheres.

A região Sul do Brasil tem 20,3% dos motociclistas habilitados. A maior faixa etária dos motociclistas brasileiros, tanto homens como mulheres, está entre 31 e 40 anos, com 31% para eles e 36,8% para elas, em relação ao total de faixas. Na somatória das principais faixas etárias, entre os homens quase 52% têm idade de 31 a 50 anos. Entre as mulheres, mais de 54% apresentam idades variando de 31 a 50 anos.

Notícias relacionadas

x