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Aproximação entre Prefeitura e setor produtivo é elogiada

Foto: FJBrugnago

Na manhã de ontem (19), 15 representantes do setor produtivo e de entidades empresariais participaram do Programa de Visitação às Empresas Locais, lançado em 2017 e gerenciado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo. O prefeito em exercício, Udo Wagner, e o secretário Domingos Zancanaro comandaram o encontro, considerado muito positivo pelos empresários convidados, assim como pelo presidente da Acijs, Anselmo Ramos, e pelo presidente da CDL, Gabriel Seifert.

O Programa de Visitação foi idealizado com o objetivo de assessorar, intermediar e agilizar o andamento dos processos em tramitação na Prefeitura, assim como facilitar o acesso a serviços da municipalidade. Auxiliar na permanência de empresas no município e atuar como agente facilitador para a ampliação de parques fabris também está entre os objetivos, que tem como grande meta a geração de emprego e renda.

De 2017 até agora, mais de 130 visitas foram realizadas. Segundo o secretário Domingos Zancanaro, diversas ações foram tomadas pela administração desde investimento em infraestrutura, revisão de legislação, mudança de processos e também de cultura. "São diversas ações de diversas Secretarias, que fazem parte de uma política ampla voltada a criar um ambiente econômico mais favorável. Um dos focos da administração tem sido esse desde o início, facilitar a vida das pessoas e incentivar a criação de emprego e renda gerando um ciclo bastante positivo", defendeu.

O prefeito Udo Wagner anunciou que outras medidas estão sendo tomadas pelo Município, como uma Lei de Incentivo e a regulamentação do Plano Diretor, especificamente no que se refere à ampliação da área industrial e ao aumento do número de pavimentos permitidos nas edificações. O prefeito em exercício ainda lembrou as ações tomadas pela administração desde 2017.

"Jaraguá do Sul estava em crise. É só pegar os números. O prefeito Antídio Lunelli teve coragem de agir, mexer em temas espinhosos, politicamente desgastantes. Fez o que um bom gestor faria e já no primeiro ano conseguimos sair do déficit e entrar no superávit", declarou.

Simplificação e flexibilização acelera a expansão dos negócios

Para o presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Anselmo Jorge Ramos, “a Prefeitura criou uma nova realidade. Abriu as portas, chamou as pessoas, ouviu os problemas e se empenhou em simplificar. Claro que esse processo não termina. Mas o ambiente econômico já é completamente diferente. Pela primeira vez a gente viu uma equipe que arregaçou as mangas e teve coragem de desenrolar esse novelo. Com isso, entramos em uma linha de resolução. Estamos sendo tratados pela administração como clientes e não como bandidos", afirmou.

Anselmo ainda convidou os presentes para auxiliar nos trabalhos do grupo de desburocratização, criado através de uma parceria entre a Acijs, Prefeitura e OAB.

Além dele, diversos empresários deram depoimentos e a maior parte disse que o ambiente de negócios melhorou quando se trata das relações com a Prefeitura, mas consideram que ainda não é o ideal, mas avançou muito. A abertura proporcionada pela Prefeitura que agora está ouvindo o setor produtivo e acatando as suas sugestões, é positivo na avaliação dos empreendedores presentes ao encontro de ontem. Algumas sugestões foram dadas e também informações foram transmitidas pelo prefeito Udo e pelo secretário Domingos, de modo a simplificar os processos e destravar a burocracia que prejudica o desenvolvimento dos negócios e a sua expansão.

Notas

Abrigo Institucional Gillian Hermann passa por ampliação e reforma - A ampliação e reforma do Abrigo Institucional Gillian Edith Mary Hermann, no Baependi, iniciaram na semana passada e devem ser concluídas em um prazo de até 150 dias. De acordo com a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, a ampliação de 72,88 m² envolve a construção de mais duas salas, que serão destinadas a atendimentos da equipe técnica. Já a reforma contemplará pintura externa do prédio e reparos em geral. O investimento total é de R$ 184.864,60, com recursos próprios. Contando com uma área total de 476 m², da qual 330,23 m² de área construída em dois pisos, o abrigo dispõe de cinco quartos, seis banheiros, cozinha, salas de TV e de jantar, mais ambiente para estudo, além de três salas para a equipe técnica. Com a ampliação, a área construída aumentará para 403,11 m². A capacidade é para atendimento a 15 adolescentes e atualmente 12 vivem no local.

Construção de um novo abrigo infantil está nos planos para 2020 - A Secretaria de Assistência Social e Habitação prevê para 2020, além da reforma do Abrigo Institucional Gillian Hermann, as obras de melhorias no CRAS Jaraguá 84 entre março e abril. O valor máximo previsto é de R$ 240 mil, sendo este recurso obtido junto ao Governo do Estado. A construção de um novo abrigo infantil é outra melhoria esperada para este ano pela secretária Nina Camello. Para isso, um convênio com o Ministério da Cidadania no valor de R$ 1 milhão já está assinado por meio da Caixa Econômica Federal. O recurso foi intermediado pelo deputado Carlos Chiodini junto ao ministro da Cidadania, Osmar Terra, quando visitou Jaraguá do Sul no ano passado. A nova estrutura substituirá o atual imóvel alugado no centro da cidade, que tem capacidade para atender 20 crianças.

RFCC inicia as atividades do ano - A Rede Feminina de Combate ao Câncer retomou ontem (27) as atividades, já com agendamento dos preventivos de colo do útero e de toque de mama para mulheres residentes em Jaraguá do Sul. Os exames podem ser agendados pelo telefone 3275-0268, ou diretamente na sede da entidade, na Procópio Gomes de Oliveira 801. É necessário apresentar documento de identidade e comprovante de residência. A RFCC atende de segunda a sexta-feira,d as 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Regularização do Simples Nacional termina no dia 31 - Quem foi excluído do SN em 2019 têm até 31.01 para regularizar as pendências e fazerem uma nova adesão ao regime, desde que não haja débito com a RF ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional. O prazo também se aplica aos empresários interessados em aderir ao regime pela primeira vez. Caso contrário, o ingresso acontecerá somente no próximo ano. Ao optar pelo Simples Nacional, o empresário tem a oportunidade de pagar oito tributos, entre municipais, estaduais e federais, de uma única vez, reduzindo os custos tributários. Também fica livre de obrigações acessórias com vencimentos distintos, reduzindo a burocracia para administrar o negócio. Para empresas em início de atividade, o prazo para a solicitação é de 30 dias contados do último deferimento de inscrição (municipal ou estadual, caso exigível), desde que não tenham decorridos 180 dias da data de abertura constante do CNPJ (para empresas abertas até 31/12/2019) ou 60 dias (para empresas abertas a partir de 01/01/2020). A adesão será exclusivamente pela internet, por meio do Portal do SN.

Fundador da Condor na plenária da CDL de janeiro - A primeira plenária mensal da Câmara de Dirigentes Lojistas está marcada para o dia 31, a partir das 12h15min, no Clube Atlético Baependi. A entidade recebe o fundador da Rede Condor Hipermercados, Joanir Zonta, que inaugurou moderna loja em 2019, na Vila Lenzi. Ele participa do quadro ‘Varejando’, espaço dedicado ao compartilhamento de boas práticas de varejo. Além disso, a reunião ainda conta com o lançamento do segundo ciclo do programa de mentoria da CDL e terá explicação sobre o PIT (Programa de Iniciação ao Trabalho). O encontro é destinado a associados, que podem confirmar presença pelo e-mail [email protected] ou pelo (47) 3275-7070.

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